Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Site da CEGÁS atinge nota máxima em ranking de transparência

O site da Companhia de Gás do Ceará (CEGÁS) atingiu a nota máxima no ranking de transparência dos sites institucionais dos órgãos, empresas e entidades com participação do governo do Estado do Ceará. Ao todo, foram avaliados os sites de 59 instituições.

O ranking é elaborado pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e tem como objetivo acompanhar o desempenho dos participantes no cumprimento dos requisitos de transparência previstos na Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei Nacional no 12.527/2011 e Lei Estadual no 15.175/2012.

A avaliação é focada em analisar, nos sites das instituições, as iniciativas de transparência ativa, por meio da qual são disponibilizadas, independentemente de requerimentos, informações de interesse coletivo ou geral por elas produzidas ou custodiadas.

Em 2018, a CEGÁS lançou um novo site mais moderno, interativo e responsivo. Nele, foram adotadas medidas para facilitar o acesso dos clientes e cidadãos. Foi criada uma aba exclusiva para a Lei de Acesso à Informação, disponibilizando todas as informações exigidas pela legislação, como contratos, convênios e despesas.

Ainda no ano passado, o Comitê Setorial de Acesso à Informação (CSAI) da CEGÁS foi reestruturado com o desafio de agilizar as respostas aos manifestantes que procuram a Companhia. Neste sentido, os gestores foram capacitados para dar respostas em tempo hábil e a coordenação do CSAI foi orientada a ter tempestividade na resposta.

A CEGÁS instituiu, também em 2018, três políticas que visaram melhorar o acesso à informação. A Política de Gestão da Informação regulamentou todo o manuseio de informações da Companhia. A Política de Relacionamento Institucional estabeleceu regras para o relacionamento dos funcionários da CEGÁS com seus clientes, sociedade e entes públicos. E a Política de Relacionamento com a Comunidade definiu parâmetros para o relacionamento da empresa com as comunidades atingidas por suas obras.

O presidente da CEGÁS, Hugo Figueirêdo, diz que o resultado obtido no ranking reflete o compromisso da empresa em se adequar às boas práticas de transparência e compliance. “O primeiro passo é promover uma comunicação eficiente e transparente. As informações devem ser expostas e compartilhadas de forma direta e objetiva, de forma a facilitar o acesso dos cidadãos e dos nossos clientes”, afirmou.

 

Fonte: CEGÁS / Comunicação

Related Posts

Leave a reply

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.