Avanço das obras do Programa Rota 3 vai intensificar contratações de mão de obra no segundo semestre
Na próxima terça-feira (27), às 14h, o Teatro Popular Oscar Niemeyer, no Centro de Niterói, vai receber uma audiência Pública sobre o projeto Petrobras Rota 3, que consiste em um conjunto de dutos, gasodutos e a Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) no Comperj. O empreendimento, que está em fase inicial, começará a intensificar a etapa de contratações de mão de obra local a partir do segundo semestre deste ano, conforme o avanço de cada etapa de obras. A fase de pico em contratações diretas será de 5 mil empregos em 2019, segundo a Petrobras, chegando a 20 mil contratações diretas e indiretas nesse período. O início de operação do Rota 3 será em 2020.
A Unidade de Processamento de Gás Natural do Comperj terá a maior capacidade instalada de processamento de gás do País. Serão 21 milhões de metros cúbicos de gás sendo escoados diariamente, associado à produção de petróleo do Pré-Sal da Bacia de Santos. Para se ter uma ideia, os Rotas I e II, juntos, escoam 23 milhões diariamente. Com as três unidades em operação, serão 44 milhões.
A contratação de mão de obra local é um dos pedidos do prefeito de Itaboraí Sadinoel. Para ele, quanto maior a qualificação vinda da cidade, mais emprego e renda a cidade terá.
“Nas reuniões do Conleste eu e todos os prefeitos pedimos que a Petrobras fizesse um apelo às empresas para que utilizasse o máximo de mão de obra local e creio que seremos atendidos. Vai ser primordial para que Itaboraí venha a alocar tantos trabalhadores que ficaram desempregados depois da paralisação das obras em 2014”, salientou o prefeito.
Segundo a Petrobras, os municípios que receberão novas etapas de obras ainda no segundo semestre são Itaboraí, Maricá e Cachoeiras de Macacu.
Além de um sistema de dutos, que inclui um gasoduto de aproximadamente 307 quilômetros em seu trecho marítimo, também está entre as principais obras do Rota 3 uma unidade de processamento de gás.
Fonte: O Fluminense
Related Posts
A parábola do Comperj
Em um dos seus editoriais desta segunda (16), o Estadão afirma que, Quando em 2006 Lula da Silva, então no final de seu primeiro mandato, lançou a pedra fundamental do Comperj, o projeto era anunciado como...
Lula vai ao Rio para entregar projetos de gás da Petrobras no antigo Comperj
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajará ao Rio de Janeiro, nesta sexta (13), para a cerimônia de inauguração do gasoduto Rota 3 e da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Polo GasLub...