A Companhia, que fez aniversário no dia 25 de fevereiro, tem concentrado seus esforços para garantir a universalização da oferta do gás natural
A SCGÁS completou 24 anos da sua fundação no domingo (25). Atualmente, a empresa atende mais de 12 mil clientes dos segmentos industrial, comercial, residencial e veicular. A Companhia também distribuiu mais de 9 bilhões de m³ de gás natural desde o início da sua operação, há quase 18 anos.
Ao longo de toda a sua história, a SCGÁS tem se concentrado em levar o gás natural e seus benefícios ao máximo de pessoas possível. Não à toa, Santa Catarina figura entre os estados que mais possuem municípios atendidos – hoje, 59 cidades catarinenses já têm rede de distribuição. Com 1.137,8 km de rede construídos, a malha de distribuição catarinense é a terceira maior em extensão do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
Com este objetivo em mente, a empresa tem viabilizado projetos que buscam acelerar o atendimento de todas as regiões do estado. Entre eles está o Projeto Serra, considerado na época de seu lançamento o maior projeto de interiorização de gás natural do Brasil, que levará o insumo para 16 municípios e exige um investimento de R$ 200 milhões. Atualmente, o projeto está em sua quarta fase de execução, que prevê a construção do ramal entre Rio do Sul e Otacílio Costa.
Outra iniciativa inovadora da SCGÁS neste sentido é o Projeto Estruturante de Lages, que consiste em um trecho de 25 km de rede que serão construídos isolados do gasoduto principal e podem ser abastecidos com gás natural por meio de caminhões. O projeto, capaz de servir como modelo em outros municípios e antecipar o atendimento com gás natural às regiões mais distantes da rede construída, pode ser articulado juntamente com outra aposta da Companhia, que há algum tempo vem apoiando estudos técnicos para a construção de um terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) em um dos portos de Santa Catarina.
Atualmente, a SCGÁS atende 258 indústrias, 134 postos de combustíveis, 280 estabelecimentos comerciais e 11.459 unidades residenciais. Entrou também no segmento de geração distribuída, e atende uma indústria e um shopping center por este modelo. Em 2017, a média diária de consumo de gás natural chegou a 1.790.803 m³ em Santa Catarina, melhor índice desde 2014. Para 2018, a expectativa é de crescimento ainda maior, já que no último mês foi atingido recorde de consumo em um mês de janeiro desde o início da operação da Companhia.
“É uma enorme satisfação poder olhar para estes 24 anos de história da SCGÁS e ver tudo que já foi feito. Mas isso é só o começo, o atendimento em Santa Catarina ainda precisa ser expandido. As alternativas estão sendo estudadas, testadas, e ficam a disposição de quem quiser. Quem sabe, em alguns anos, vemos este modelo de redes estruturantes em Lages sendo aplicado em um município do extremo oeste? É o que queremos para o futuro. Garantir, da maneira mais rápida possível, que toda Santa Catarina tenha gás natural.”
Fonte: SCGÁS / Comunicação
Related Posts
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis de incentivo fiscal no 2º trimestre de 2025
A SCGÁS divulgou o resultado da seleção pública de projetos sociais, culturais e esportivos que serão apoiados no segundo trimestre de 2025, com recursos incentivados. A cada trimestre, são avaliados até 20...
Argentina tem gás para disputar mercado global de GNL, faltam US$ 10 bilhões para infraestrutura
Segundo relatório da Wood Mackenzie, a produção de gás natural na Argentina deve atingir um pico de 180 milhões de m³/dia na próxima década, quando o país vai substituir a Bolívia como o principal supridor...