Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3970-1001/3970-1008

Ceará: GNV rende economia de até 41% para consumidor

A economia para quem se locomove usando Gás Natural Veicular (GNV) como combustível no lugar da gasolina chega a 41% para os consumidores no Ceará, segundo pesquisa divulgada dia 13 pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). O estudo de competitividade aponta ainda que, comparando GNV e etanol, é possível gastar até 49% menos.

Considerando as 17 Unidades da Federação que fazem parte do estudo, o custo do quilômetro rodado com GNV chega a proporcionar uma economia de 58% ante a gasolina e de expressivos 68% em relação ao etanol. É o caso dos valores levantados em Santa Catarina. O levantamento foi feito com base nos dados coletados pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Usar GNV chega a ser 50% – ou acima disso – mais barato em outros cinco dos 17 estados brasileiros que compõem a pesquisa, sendo eles bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.

Maior frota

No Rio de Janeiro, onde está a maior frota de carros a GNV do País, com aproximadamente 1 milhão de veículos convertidos, o percentual de economia chega a 57% na comparação com a gasolina e 62% em relação ao etanol. Em São Paulo, outro estado com uma das maiores frotas, usar o GNV sai 53% mais econômico ante a gasolina e 54% ante o etanol.

Em Minas Gerais, a redução de custo para quem usa o GNV é de 50% (comparando com a gasolina) e 51% (com o etanol). No Nordeste, Bahia (54% ante a gasolina e 58% ante o etanol) e Pernambuco (50% ante a gasolina e 55% ante o etanol) são os estados nos quais o GNV apresenta maior economia.

 

Fonte: Diário do Nordeste Online

Notícias relacionadas