Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3970-1001/3970-1008

Distribuidoras do Sul preparam chamada pública para compra de gás

As distribuidoras de gás da região Sul do país preparam uma chamada pública para contratação de gás natural, com início de suprimento a partir de 2020, quando termina o atual contrato de fornecimento com a Petrobras. A reportagem da Brasil Energia apurou, no entanto, que há uma preocupação por parte dos consumidores industriais locais, que ficam com a maior parte do insumo, de que essa chamada tenha somente um interessado: a própria Petrobras.

Isto porque somente a estatal teria condições de atender à demanda de gás prevista pelas companhias. Atualmente, estima-se que o consumo industrial do sul gira em torno de 3 milhões de m³/dia, de um total de 4 milhões de m³/dia, de acordo com dados de consumo da Abegás relativo ao mês de maio.

Nesta terça-feira (24/7), as distribuidoras se reúnem, em Curitiba, para definir qual o volume de gás natural será demandado pelas empresas e os prazos de contratação.

A modalidade de contratação de gás proveniente de novos supridores tem sido alternativa adotada pelas distribuidoras diante do reposicionamento estratégico da Petrobras, de desinvestimentos e saída do mercado de distribuição de gás natural. No ano passado, a Bahiagás, por exemplo, realizou uma chamada pública de contratação de gás, onde comprou cerca de 1 milhão de m³/dia.

A Gaspetro – subsidiária da Petrobras – é sócia na maioria das distribuidoras de gás do país, ao lado da japonesa Mitsui, cuja entrada no mercado se deu após compra de 49% da própria Gaspetro por cerca de R$ 1,9 bilhão.

 

Fonte: Brasil Energia Online

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Você deve ser logado postar um comentário.