A Celse recebeu, na terça-feira (7/8), autorização para importar até 6 milhões de m³ de gás natural liquefeito (GNL) para abastecer a termelétrica Porto de Sergipe, que está sendo construída em Barra dos Coqueiros (SE). A autorização é válida a partir de março de 2019 até julho de 2021.
A previsão da Celse é concluir as obras da termelétrica no fim do ano que vem. Com investimentos de aproximadamente R$ 5 bilhões, o empreendimento é composto pela usina termelétrica a gás natural Porto de Sergipe, por linha de transmissão e pelas instalações offshore, que possuem unidade de armazenamento e regaseificação do GNL, com capacidade de até 21 milhões de m³/dia.
Pelos termos da Portaria 320, publicada hoje no Diário Oficial da União, a Celse deverá apresentar à ANP, em até 15 dias, os compromissos de compra e venda de GNL assinados com os potenciais fornecedores do combustível, ficando passível de ter a autorização suspensa até que os documentos sejam apresentados. A agência reguladora pode ainda exigir quaisquer outros documentos complementares que julgar necessário.
Até o dia 25 de cada mês, a empresa deverá apresentar um relatório com informações detalhadas sobre as operações de transporte de GNL referentes ao mês anterior, incluindo dados como país de origem e data do carregamento do GNL, volume carregado no navio transportador e seu equivalente na forma gasosa, quantidade de energia correspondente ao volume carregado e poder calorífico do gás natural carregado, entre outros dados.
Fonte: Brasil Energia Online
Related Posts
Compass: projetos de biometano e GNL devem se destacar em 2025
Após registrar lucro líquido de R$ 2,17 bilhões em 2024 (alta de 9% em relação a 2023), a Compass planeja repetir o desempenho neste ano, em função dos retornos esperados a partir dos investimentos...
Petrobras assina contrato com a britânica Centrica para compra de GNL
A Petrobras informou, nesta quinta-feira, 20, que assinou um contrato de compra e venda de gás natural liquefeito (GNL) com a companhia britânica Centrica. Segundo comunicado enviado à Comissão de Valores...