A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) informou que vê com preocupação a resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) que definiu, na segunda-feira (24) diretrizes para abertura do mercado de gás natural no Brasil.
“Embora concordemos com boa parte das premissas listadas pelo CNPE, entendemos que, conforme prevê a Constituição, a regulação do serviço de distribuição de gás canalizado é de competência da agência reguladora de cada Estado.
Entendemos, ainda, que os Estados devem ter plena autonomia para definir o modelo mais compatível com seus interesses”, explicou a Abegás, em texto assinado pelo presidente executivo da entidade, Augusto Salomon.
A Abegás considera ainda que a resolução do CNPE “só amplia a percepção de risco” no investimento no setor de distribuição de gás canalizado. “A ausência de segurança jurídica e de pleno respeito aos contratos vigentes limita a capacidade de investimento das distribuidoras”, pondera.
A associação argumenta que o monopólio exercido pelas distribuidoras estaduais está apoiada em lógica econômica que viabiliza os investimentos, e que não guarda relação com a forma como a Petrobras exerce seu poder de mercado.
“Mais uma vez, a Abegás reforça que apoia a figura do mercado livre desde que os contratos de concessão sejam respeitados e a remuneração dos serviços de movimentação de gás para o atendimento aos consumidores livres tenha respeitada a sua devida remuneração para que, desse modo, sejam garantidas a expansão e a universalização dos serviços locais de gás canalizado”.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Perspectivas para empresas de petróleo e gás são positivas para 2025, diz BTG
Segundo o BTG Pactual, as perspectivas para as empresas de petróleo e gás da América Latina se mantêm positivas para 2025 dado que os preços das commodities não devem mais cair substancialmente e as ações...
Petrobras e Ecopetrol descobrem maior bacia de gás da história da Colômbia
A Petrobras e a colombiana Ecopetrol registraram a maior descoberta de gás da história da Colômbia com a perfuração do poço Sirius-2, onde foram confirmados volumes de gás no local superiores a 6 trilhões...