Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Consumo de energia em maio sobe 4,9%, diz ONS

A carga (consumo mais perdas) de energia no sistema interligado nacional (SIN) em maio somou 66.985 megawatts (MW) médios, com crescimento de 4,9% ante igual período do ano passado, informou nesta terça-feira o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na comparação com abril deste ano, a carga foi 2,5% inferior. No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em maio, a carga cresceu 2,4% em relação a igual período anterior.

De acordo com o operador, apesar de o desempenho da carga estar sendo impactado negativamente pelo baixo dinamismo da atividade econômica do país, o maior número de dias úteis e a ocorrência de temperaturas atípicas influenciaram positivamente a comparação da carga de maio, ante igual mês do ano passado. Outro fator que pesou positivamente foi a greve dos caminhoneiros ocorrida em maio de 2018.

As razões foram as mesmas para o crescimento da carga observada em maio, ante maio do ano passado, em cada submercado do país: Sudeste/Centro-Oeste (alta de 4,7%), Sul (alta de 4,3%), Nordeste (alta de 5,6%) e Norte (alta de 6,2%).

No Norte, também contribuiu para o crescimento observado a retomada da operação de um grande consumidor livre instalado na região.

 

Fonte: Valor Online

Related Posts