A carga (consumo mais perdas) de energia no sistema interligado nacional (SIN) em maio somou 66.985 megawatts (MW) médios, com crescimento de 4,9% ante igual período do ano passado, informou nesta terça-feira o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na comparação com abril deste ano, a carga foi 2,5% inferior. No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em maio, a carga cresceu 2,4% em relação a igual período anterior.
De acordo com o operador, apesar de o desempenho da carga estar sendo impactado negativamente pelo baixo dinamismo da atividade econômica do país, o maior número de dias úteis e a ocorrência de temperaturas atípicas influenciaram positivamente a comparação da carga de maio, ante igual mês do ano passado. Outro fator que pesou positivamente foi a greve dos caminhoneiros ocorrida em maio de 2018.
As razões foram as mesmas para o crescimento da carga observada em maio, ante maio do ano passado, em cada submercado do país: Sudeste/Centro-Oeste (alta de 4,7%), Sul (alta de 4,3%), Nordeste (alta de 5,6%) e Norte (alta de 6,2%).
No Norte, também contribuiu para o crescimento observado a retomada da operação de um grande consumidor livre instalado na região.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Consumo de energia recua 1,5% em novembro, segundo CCEE
O consumo de energia no país apresentou um recuo de 1,5% em novembro de 2024 frente ao mesmo período do ano passado, totalizando 71.153 MW médios. Segundo dados da CCEE, é a primeira queda após 12 meses de...
EPE: Com temperatura mais elevada, consumo de energia sobe 3,7% em outubro; indústria cresce 4%
Temperaturas acima da média e tempo mais seco impulsionaram o consumo de energia elétrica das residências e do comércio em outubro. A demanda das indústrias também segue em ritmo acelerado. Com isso, o...