A estatal boliviana YPFB tem interesse em aumentar sua participação acionária na Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG), segundo informações do governo do país vizinho. A Petrobras assumiu compromisso junto ao Cade de vender sua participação de 51% na transportadora, dona e operadora do Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol) no lado brasileiro.
De acordo com nota publicada pela Agência Boliviana de Informação (ABI), a YPFB participará de um processo para adquirir maior participação acionária no Gasbol, “para aumentar a sua influência no mercado brasileiro de gás”. A estatal boliviana detém uma fatia de 12% na TBG, ao lado da Petrobras (51%), BBPP Holdings (29%) e GTB-TBG Holdings (8%).
Segundo o gerente de Regulação da Gas TransBoliviano (GTB), da YPFB, Luis Alberto Poma, a possibilidade de ter maior presença no mercado brasileiro permitirá à YPFB “comercializar gás natural diretamente com empresas distribuidoras e indústrias privadas, localizadas no Sudeste brasileiro”.
Fonte: Valor Online
Related Posts
ANP suspende temporariamente certame da TBG
A ANP suspendeu temporariamente o Processo de Oferta e Contratação de Capacidade (POCC) 2024 da TBG. De acordo com a agência reguladora, a Coordenação de Acesso ao Transporte (CAT) da Superintendência de...
TBG lança de processo de oferta e contratação de capacidade
A TBG disponibilizou, o Processo de Oferta e Contratação de Capacidade Transporte de gás natural 2024 da TBG. O processo é para os anos de 2025 a 2028, e será conduzido indiretamente pela Superintendência...