A concessionária sergipana de gás natural Sergipe Gás, tem se destacado também quando o assunto é sustentabilidade no mundo dos negócios. Preocupada em conciliar desenvolvimento econômico, prestação de serviços e preservação do meio ambiente, a Sergas desenvolve diversas ações visando a redução do impacto ao meio ambiente.
A companhia tem como princípios a utilização de matérias-primas menos poluentes, com a sua frota movida a gás natural, alem disso, o consumo dos recursos naturais (combustíveis, água e energia) são monitorados mensalmente, garantindo benefícios sociais duradouros em todo o estado de Sergipe.
Entre estas ações está ainda a coleta seletiva, através de parceria firmada com a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (CARE), para recebimento do material separado internamente. A estimativa é que durante o ano de 2019, foram destinados aproximadamente duas toneladas de material para a reciclagem.
Quando o assunto é material de escritório, o coordenador do setor de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS), Mário Rebouças, esclarece que a companhia adota as seguintes medidas: “o papel é reciclado do bagaço da cana-de-açúcar em 98% das impressões; suportes para monitores, notebooks, apoio para os pés e mouse pads, são confeccionados em material reciclado; o sistema de iluminação é composto em 95% de lâmpadas LED, isentos de metais pesados e com potencial de redução de 40% no consumo de energia elétrica; o sistema de backup (gerador) é movido a gás natural; bem como o sistema de ar-condicionado, que conta ainda com controle automático de start/stop”.
Ele destaca ainda que “são utilizadas telhas com isolamento térmico na área de escritório, promovendo melhor funcionamento do sistema de ar condicionado e redução no consumo de recursos naturais, bem como telhas em material reciclado no estacionamento e um programa de inspeção de vazamento de água”, exemplifica Mário.
Descarte de eletroeletrônico inservivel
Segundo o presidente da Sergas, Valmor Barbosa, a coleta e o descarte corretos de equipamentos eletroeletrônicos, aplicando o conceito de logística reversa, é uma das ações que a Sergas pratica, inclusive a companhia serve como ponto de recolhimento deste tipo de material, possibilitando as pessoas adotarem o hábito do descarte responsável e correto. “Após receber os equipamentos inservíveis por parte da população, a Sergas, através do setor de SMS coleta e executa o descarte de acordo com as normas técnicas”, explica Valmor.
Fonte: Faxju
Related Posts
Cetesb simplifica licenciamento para biogás e biometano na indústria sucroenergética
A Cetesb apresentou novos procedimentos para licenciamento ambiental para plantas de produção de biogás e biometano no Estado para usinas do setor sucroenergético. Segundo a agência do governo paulista, as...
Meio Ambiente: Cigás anuncia que uso do gás natural evitou emissão de 6,2 milhões de toneladas de gases do efeito estufa
Um total de 6.294.579 de toneladas de carbono equivalente (gases de efeito estufa - GEE) deixaram de ser emitidos com o uso do gás natural na geração de energia elétrica no Amazonas. O anúncio foi feito...