A Petrobras reduzirá o preço médio da gasolina e do diesel nas refinarias em 3% a partir de terça-feira, informou a companhia à Reuters, após ter mantido os valores de ambos os combustíveis estáveis por semanas.
A gasolina não sofria um reajuste desde 1º de dezembro, enquanto o diesel —combustível mais comercializado do país— tinha a cotação estável desde 21 de dezembro.
A petroleira tem evitado repassar a volatilidade dos preços globais do petróleo ao mercado doméstico— no início deste ano, ela optou por não aplicar de imediato reajustes em suas refinarias na sequência de um ataque norte-americano que matou um importante general iraniano no Iraque e gerou tensão geopolítica que preocupou o mercado de petróleo.
Após um salto inicial e uma nova alta após um contra-ataque do Irã que mirou bases dos EUA no Iraque, os valores do Brent, referência internacional do petróleo, fecharam em queda de 5,3% na semana passada, em patamares inferiores aos registrados antes do início das tensões no Oriente Médio.
Já nesta segunda-feira, os preços de referência da commodity caíam cerca de 1% no início da tarde.
Fonte: Reuters