O consumo nacional de energia elétrica mostrou alta de 2,7% no quarto trimestre de 2020 na comparação com igual período de 2019, atingindo 67.385 megawatts (MW) médios, segundo dados consolidados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
No período, o indicador mostrou as maiores variações positivas de todo o ano de 2020, evidenciando a trajetória de recuperação após o tombo observado nos primeiros meses da pandemia.
Na abertura por mercados, no Ambiente de Contratação Livre (ACL) o consumo cresceu 10,5% em relação ao último trimestre de 2019, enquanto no Ambiente de Contratação Regulada (ACR) houve queda de 0,7%.
De acordo com a CCEE, a alta do consumo no ACL reflete tanto o incremento na atividade produtiva dos consumidores — notadamente em setores eletrointensivos, como os de extração de minerais metálicos, têxtil, minerais não metálicos e metalurgia e produtos de metal —, quanto o aumento da migração de consumidores vindos do mercado regulado. No ano, 1.522 novos consumidores aderiram ao ambiente livre.
Fonte: Valor Online
Related Posts
EPE: Com temperatura mais elevada, consumo de energia sobe 3,7% em outubro; indústria cresce 4%
Temperaturas acima da média e tempo mais seco impulsionaram o consumo de energia elétrica das residências e do comércio em outubro. A demanda das indústrias também segue em ritmo acelerado. Com isso, o...
CCEE: consumo de energia elétrica do País tem alta anual de 2,1% em outubro
O consumo de energia elétrica do Brasil alcançou 71.613 MWmed em outubro, montante que representa uma alta de 2,1% ante o mesmo mês de 2023. Segundo a instituição, quase 60% do total foi direcionado para os...