Sou a primeira gerente do sexo feminino em toda a história da GasBrasiliano.
Minha carreira no setor de energia começou cedo, ainda como estagiária na Shell Brasil, quando cursava
Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Depois de formada, em 2001, continuei prestando serviços à empresa como advogada externa.
Em 2007, prestei concurso para a Petrobras, onde ingressei em 2008 e permaneci por três anos, até ser convidada, em 2011, a assumir a gerência jurídica na GasBrasiliano, que acabava de ser adquirida pela Gaspetro.
Na GasBrasiliano, além de comandar a gerência jurídica, também fui Secretária Geral e Gerente de Governança, Riscos e Conformidade. No começo, senti certa resistência, por ser um ambiente extremamente masculino. Mas, hoje, não percebo mais isso. Tenho a confiança de todos e consegui mostrar que o jurídico é um parceiro e não um empecilho.
Na minha visão, o advogado empresarial é um viabilizador jurídico de negócios e foi essa visão que busquei implantar na empresa. Como exemplo disso, cito um momento marcante em minha carreira, que foi ter sido chamada pela equipe da gerência de projetos de engenharia para participar do processo decisório referente ao melhor local para a instalação de novos dutos de uma expansão. Quando um departamento técnico chama o jurídico para participar das decisões é porque entendeu que estamos aqui para ajudar e mostrar o melhor caminho para que aquele projeto seja viabilizado e não tenha problemas futuros.
Ao longo desses 20 anos de carreira, a trajetória não foi fácil, mas os resultados obtidos são motivos de muito orgulho.
*Liana Costa e Campos é advogada sênior da Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras e Gerente Jurídica da GasBrasiliano. Formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tem MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e é pós-graduanda em Direito Econômico e Regulatório na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), além de ter realizado outros cursos de extensão no Brasil e no exterior. Foi professora de curso de pós-graduação em Varginha/MG e de cursos de certificação de Diretores e Conselheiros das Empresas Estatais do Estado de Santa Catarina. Desde 2013, integra o Comitê de Assuntos Jurídicos da Abegás.