A startup Kemia Tratamento de Efluentes desenvolveu em parceria com a Embrapa uma nova tecnologia para transformar efluentes da suinocultura em biogás. Localizada em Chapecó, região com economia baseada na avicultura e na indústria suína, a Kemia desenvolveu a técnica segundo a qual os efluentes passam por um biorreator, que transforma os rejeitos em biogás.
Os biodigestores convencionais trabalham com baixas concentrações de sólidos totais (cerca de 3%), de acordo com Rafael Celuppi, diretor da Kemia. A ideia da tecnologia é trabalhar com um processo que suporte a concentração de sólidos até quatro vezes maior. O objetivo é a otimização do processo aumentando o rendimento e a produtividade de biogás.
Após ser purificado, o biometano resultante do processo é destinado para abastecimento de veículos convertidos em GNV. O próximo passo da Kemia é levar essa nova tecnologia de geração de biogás às indústrias. O protótipo está em validação e operação na unidade da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC).
A startup já está em tratativas com a Ecofrigo, frigorífico do Grupo Bugio. O projeto usará a gordura dos suínos que sobram no frigorífico para geração do biogás. A empresa gasta cerca de R$ 80 mil por mês em GLP.
A Kemia venceu na semana passada o Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), na categoria Inovação de Impacto Socioambiental.
A ideia surgiu no programa de Cooperação Santa Catarina & Berlim, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc). A Kemia foi uma das cinco selecionadas no programa e foi para Berlim em 2019. Lá, os especialistas da startup observaram que os alemães utilizavam o lodo que sobrava nas estações de tratamento para conversão em biogás. “Por que não podemos usar o resíduo da indústria para gerar gás no Brasil? A Embrapa já tem conhecimento sobre reatores, mas na visita, para nós, deu um estalo. Era algo longe, que não parecia viável”, afirmou Celuppi.
Fonte: EnergiaHoje