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Motoristas de táxi e apps veem GNV como alternativa à alta da gasolina

O canal Bússola (Exame.com) aborda as vantagens do GNV sobre a ótica de motoristas de táxi e aplicativos. De acordo com o IPCA, do último dia 15, o preço médio da gasolina subiu 2,85% entre agosto e setembro, elevando o acúmulo deste ano a 33,37%. O resultado desse aumento pode ser visto nas bombas com valores de aproximadamente R$ 6 o litro. Diante disso, o uso do GNV tornou-se uma opção mais viável na rotina de muitos motoristas. A economia pode chegar até 60% no gasto mensal com combustível utilizado para trabalhar. Além da economia financeira, os veículos movidos a gás natural possuem outras vantagens, como explica o gerente de Comércio e GNV da Comgás, Guilherme Santana. “Em média, a cada mil quilômetros, o motorista chega a economizar entre R$ 300 a R$ 350 por mês. Além do preço, o GNV possui outras vantagens como o menor risco de sofrer adulteração, já que ele é distribuído por tubulação”, diz.

De acordo com dados da Abegás, o consumo de GNV registrou um crescimento de 16,1% no primeiro semestre deste ano, na comparação com mesmo período de 2020, refletindo uma recuperação com a gradativa redução de medidas de restrição para conter a pandemia. A partir de indicadores já consolidados por algumas distribuidoras de gás canalizado de outros estados — inclusive na comparação com o período pré-pandemia — a alta nos preços dos combustíveis líquidos é um fator que vem despertando crescimento nos últimos meses, segundo a Abegás.

Em Santa Catarina, por exemplo, de acordo com a SCGÁS, a frota de 112 mil usuários registrou em agosto do ano passado um consumo 1,65% superior aos dados do mesmo mês de 2019, antes da pandemia. Em Pernambuco, a Copergas obteve em julho o maior consumo de GNV de sua história, com 34,4% em relação ao mesmo período de 2019. “O GNV rende muito mais e é muito mais econômico que os combustíveis líquidos. Um metro cúbico pode render mais de 13,2 quilômetros, enquanto com gasolina, o rendimento é de 10,7 quilômetros e com etanol, apenas 7,5 quilômetros”, declara o gerente técnico da Abegás, Gustavo Galiazzi. Um levantamento da Abegás mostra que, em São Paulo, com base em pesquisa de preços realizada pela ANP, o quilômetro rodado com GNV custa em média R$ 0,25, enquanto com gasolina esse valor pode chegar a R$ 0,53 e com etanol, até R$ 0,58

Segundo Galiazzi, justamente por ser mais econômico, o GNV tem a possibilidade de permitir que muita gente possa ter renda e emprego, principalmente para quem usa o carro para trabalhar como os motoristas de aplicativos ou com serviço de delivery. “Essa economia faz toda a diferença no final do mês. O GNV está sendo fundamental para esse momento de retomada da economia brasileira”, diz o executivo da Abegás. A conversão para o GNV pode ser feita em qualquer veículo a etanol ou gasolina e o custo médio, em São Paulo, é de R$ 4.500,00. No caso de taxistas e motoristas de aplicativos, que chegam a rodar uma média de três mil km por mês, o retorno do investimento pode vir em menos de quatro meses. Para fazer a conversão do combustível do carro para GNV, a Comgás orienta que os motoristas procurem uma oficina homologada pelo Inmetro.

 

Fonte: Exame.com / Bússola

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