A Transportadora Associada de Gás (TAG), empresa controlada pela Engie e responsável pela malha de gasodutos do Norte e Nordeste, espera assinar até meados do mês os contratos extraordinários que viabilizarão a entrada dos novos fornecedores de gás natural do mercado nordestino.
Ao todo, sete grupos tiveram seus pedidos de acesso ao sistema de transporte atendidos pela companhia: os produtores Shell, Galp, Equinor, Petrorecôncavo e Origem, além da comercializadora Compass e o cliente livre Proquigel.
A assinatura dos contratos extraordinários é uma condição necessária para que os contratos entre os novos fornecedores e as distribuidoras estaduais de gás canalizado, da região, sejam efetivados para 2022.
Shell e Petrorecôncavo, por exemplo, já têm contratos assinados com a Copergás (PE) e Potigás (RN), respectivamente. As duas petroleiras, mais a Galp, Equinor, Origem e Compass, negociam neste momento os termos finais de contratos com outras concessionárias locais, como a Bahiagás (BA), PBGás (PB) e Cegás (CE).
O diretor comercial e regulatório da TAG, Ovídio Quintana, afirma que, na medida em que viabilizam esses acordos, os contratos extraordinários para acesso ao sistema de transporte da companhia representam um marco para o processo de abertura do mercado brasileiro de gás. Para a transportadora, os novos contratos marcam também a diversidade da carteira de clientes.
Hoje, os únicos clientes da TAG são a Petrobras e a Proquigel, que arrendou as fábricas de fertilizantes da estatal na Bahia e Sergipe e já tinha um contrato na modalidade interruptível com a transportadora. Agora, a empresa passa a poder fechar um acordo firme.
Os contratos extraordinários de transporte terão vigência de um ano e foram concebidos como uma forma de viabilizar a entrada de novos agentes na virada do ano – quando se encerra parte dos contratos de suprimento entre a Petrobras e as distribuidoras estaduais – enquanto a TAG não formaliza o lançamento da chamada pública para contratação da capacidade disponível dos gasodutos.
A concorrência deve ser realizada em 2022, visando a contratação do sistema para a partir de 2023
Fonte: Valor Online
Related Posts
ANP dá sinal verde para interligação entre gasodutos da NTS e da TAG em Cabiúnas
A ANP publicou no Diário Oficial da União as autorizações para a interconexão bidirecional entre o gasoduto Cabiúnas-Reduc III (GASDUC III), da NTS, e o gasoduto Cabiúnas-Vitória (GASCAV), da TAG, no...
TAG abre três processos concorrenciais para 2025
A TAG abriu três processos concorrenciais para 2025, para Contratos de Compra e Venda de Gás Natural (GSA) em regime de flexibilidade (mediante a injeção ou a retirada) e de Gás para Uso do Sistema (GUS)....