A Abegás considera “extremamente positiva” a decisão do governo brasileiro de manter a desoneração das alíquotas de PIS e Cofins incidentes sobre operações com gás natural veicular (GVN) até o fim do ano.
“A desoneração do GNV é uma medida que reconhece a importância desse combustível para as políticas públicas de meio ambiente e saúde, bem como para a geração de emprego e renda”, pontua a Abegás.
Na visão da entidade, a decisão mostra sensibilidade do governo sobre a importância social, ambiental e econômica do GNV para o País. Vale lembrar que o GNV é o combustível preferido de taxistas e motoristas de aplicativos, visto que apresenta maior rendimento.
Do ponto de vista ambiental, a medida do governo mostra coerência com os compromissos de redução de emissões ratificados perante a comunidade internacional, destaca.
Ainda segundo a entidade, o gás natural, representa uma ponte para um futuro com crescente uso de gás renovável ao permitir que a mesma infraestrutura de gás canalizado possa ser utilizada para a distribuição de biometano (resultado do processamento do biogás), com iniciativas já bem-sucedidas no Brasil.
Do ponto de vista econômico, o uso do GNV em veículos pesados, que já vem ocorrendo em empresas de transporte de cargas, também representa alternativa eficaz para reduzir a dependência de importação de diesel, que custa ao País US$ 7,3 bilhões ao ano.
Fonte: Broadcast / Ag.Estado
Related Posts
Algás é reconhecida no Programa de Excelência – PEX 2024 da Abegás
A Algás recebeu, nesta segunda (09), os prêmios nas categorias Pessoas e Cultura, Engenharia e Operação e Reconhecimento Geral durante o Programa de Excelência- PEX 2024, promovido pela Abegás. O evento...
CEGÁS é premiada em três categorias
Em jantar anual da Abegás em São Paulo, a CEGÁS foi um dos destaques na última segunda (09), sendo premiada com três troféus de reconhecimento por sua atuação em “excelência na distribuição”. A premiação...