Você tem desfrutado do seu aquecedor de água a gás? Um banho com conforto todos os dias? Antes de tudo é importante entender como é feita a manutenção preventiva. Um profissional técnico, contratado pela unidade consumidora, poderá ir até o local onde o aquecedor a gás está instalado e irá realizar uma revisão geral no equipamento. Serão observadas as suas condições, seu funcionamento, suas peças e o técnico pode, inclusive, realizar uma limpeza no equipamento.
Esse procedimento precisa ser realizado pelo menos uma vez ao ano e é fundamental para garantir o funcionamento adequado do aparelho e para evitar acidentes.
A fim de prevenir falhas no equipamento, a manutenção preventiva evita os seguintes pontos: Acúmulo de sujeira; Alto consumo de gás; Instabilidade na temperatura; Superaquecimento do equipamento; Desligamento repentino; Falhas no acionamento; Vazamento de monóxido de carbono – muitas vezes imperceptível e gradual com sintomas como: mal-estar, náusea e fraqueza.
Além da manutenção regular, você também precisa ficar de olho em algumas outras questões:
Em caso de chamas amareladas no aquecedor, chame um técnico especialista; Evite o uso do aparelho na temperatura máxima, pois isso pode danificá-lo rapidamente; Quando você se ausentar por alguns dias, feche o registro de gás do equipamento, tire-o da tomada. Assim, você evita vazamentos e surpresas desagradáveis, como um curto-circuito durante seu período longe, por exemplo.
Fonte: Algás / Comunicação