A Arsesp aprovou, por meio da deliberação 1.439/23, o Termo de Utilização de Interconexão (TUI) entre a Raízen-Geo Biogás e a Comgás. O esperado é que a planta de biogás no parque de bioenergia Costa Pinto vai ampliar o sistema de distribuição de gás renovável da concessionária. A conexão vai possibilitar o atendimento do mercado livre de gás canalizado em São Paulo.
O volume destinado para a distribuição não foi informado até o momento da publicação da reportagem. “Considerando que consta no Termo de Utilização de Interconexão que caso na avaliação mensal seja apurado um volume de injeção de biometano inferior ao volume mínimo mensal, o produtor pagará à concessionária o valor referente a diferença do volume, multiplicado pela TUSD (tarifa de uso do sistema de distribuição)”, destaca a deliberação.
A partir do início da operação, a Comgás deverá enviar um acordo operacional firmado entre as empresas 30 dias após a assinatura. De acordo com o documento, a proposta é garantir o monitoramento, controle e segurança das operações. Localizada na cidade de Piracicaba (SP), a usina está anexa ao parque de bioenergia Costa Pinto e terá produção exclusiva para biometano. A planta está em construção e terá capacidade anual de 26 milhões de m³/ano de gás renovável.
Fonte: Brasil Energia