A PBGÁS participou da instalação da Frente Parlamentar de Infraestrutura Energética da Paraíba em sessão na última quinta (21) na Assembleia Legislativa da Paraíba. Na sessão, proposta pelo deputado estadual George Morais, o diretor técnico comercial Fábio Mariz Maia e o gerente de engenharia Italo Reinaldo, apresentaram o plano de investimento da companhia que prevê investimentos de mais de R$ 58 milhões nos próximos quatro anos e os projetos prioritários para o desenvolvimento da infraestrutura energética da Paraíba.
O diretor técnico comercial da companhia, Fábio Mariz Maia, representou a companhia e destacou a importância da criação da Frente Parlamentar das energias e a integração com os órgãos do executivo no sentido de discutir estratégias para fortalecimento da matriz energética do Estado, onde o gás natural está inserido como energético estratégico para a indústria, os comércios, residências. Ele destacou o trabalho integrado com a Cinep para o mapeamento das indústrias da Paraíba que ainda não utilizam o gás natural, no sentido de ampliar a infraestrutura energética para essas áreas.
Dentre os projetos prioritários apresentados pela PBGÁS estão a ampliação da rede de gás canalizado para o município de Cabedelo a ser iniciado este ano e da rede de gasodutos de Cabedelo que beneficiará também os bairros de Intermares, Ponta de Campina, Camboinha até a área Portuária do município. Para o diretor-presidente da Cinep, Rômulo Polari Filho, a pauta energética é estratégica para o Estado, o país e o mundo e a Paraíba possuem alto potencial de energias renováveis, além do gás natural, que atraem investimentos e geram transformação econômica. Ele destacou que o gás natural distribuído pela PBGÁS é fundamental para a atração de indústrias de ponta como foi no caso da atração da Vexa Acabamento, maior fábrica de vidro vinil da América Latina, que utilizará o gás natural na produção de piso vinícolo no município de Alhandra. O deputado estadual George Morais, presidente da Frente Parlamentar de Infraestrutura Energética, destacou que o legislativo inicia um trabalho conjunto com o Executivo estadual para o fortalecimento das fontes energéticas como a solar, eólica, gás natural, biogás no Estado. Ele destacou que o gás natural é um dos principais insumos para a indústria e que a Frente Parlamentar buscará propostas para possibilitar que a PBGÁS cresça e expanda sua rede de gasodutos ampliando a competitividade econômica do Estado.
Fonte: PBGÁS / Comunicação