Com o objetivo de dar continuidade ao avanço do mercado de gás natural (GN), o Governo do Estado, por meio da Cigás, está participando da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (Figa 2023) para prospectar novos usuários com interesse no uso do combustível em seus negócios. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel no Amazonas) e teve sua abertura no sábado (30), no Centro de Convenções Vasco Vasques.
De acordo com o diretor técnico-comercial da Cigás, Clovis Correia Junior, o Governo do Estado, por meio da concessionária, entende que o trabalho realizado de promoção do mercado e, especialmente, do serviço de distribuição e comercialização do combustível é fundamental. Isso se deve ao conjunto de vantagens proporcionadas àqueles que usam o GN em seus empreendimentos, como maior economia, segurança, praticidade devido ao fornecimento contínuo e o benefício ambiental.
“No segmento comercial, os principais consumidores de gás natural são bares e restaurantes, que estão aqui representados neste evento, de importância significativa para o ramo da Gastronomia e de valorização da culinária Amazônica”, destacou o diretor.
Segundo o presidente da Abrasel, Rodrigo Zamperlini, o gás natural já é utilizado por um número considerável de empreendimentos fornecedores de alimentação fora do lar no Amazonas. Hoje, considerando somente o universo dos associados da Abrasel, são mais de 60 usuários do combustível. “Quando se faz a transição para o gás natural, digo por experiência própria, a economia é em torno de 30%, então, acredito que essa é a realidade de outros que usam o combustível”, frisa.
Ele destaca ainda a relevância do apoio do Governo do Estado, por meio da Cigás, para a realização da Figa, que reúne uma extensa programação, de exposição a atividades voltadas ao empreendedorismo, com destaque especial para o Espaço Minichefs. A Figa se tornou um dos maiores eventos de gastronomia do País. “A realização deste evento é uma somatória de esforços e deixo o meu reconhecimento a esta relevante parceria”, frisa.
Empresário do ramo, proprietário dos empreendimentos Terra & Mar e Grupo Dedé, Rogério Perdiz, destaca que já são usuários de gás natural há alguns anos e considera de grande relevância a Companhia na Feira Internacional de Gastronomia Amazônica por estar participando do desenvolvimento e da alavancagem da Gastronomia do nosso estado. Ele destaca ainda a relevância do apoio do Governo do Estado, por meio da Cigás, para a realização da Figa, que reúne uma extensa programação, de exposição a atividades voltadas ao empreendedorismo, com destaque especial para o Espaço Minichefs. A Figa se tornou um dos maiores eventos de gastronomia do País. “A realização deste evento é uma somatória de esforços e deixo o meu reconhecimento a esta relevante parceria”, frisa.
A Companhia participou com estande na área de exposição institucional, onde o público pode conferir apresentações sobre a prestação do serviço de distribuição e comercialização de gás natural feito pela concessionária; as tecnologias empregadas tanto na construção da rede de distribuição de gás natural (RDGN) quanto na operação e nos sistemas de segurança e monitoramento da Companhia; bem como tomar conhecimento dos procedimentos para se tornar usuários do combustível, entre outros aspectos. O público que visitou o local também pode conhecer os equipamentos de conversão de fornos e fogões utilizados pela Cigás, conforme atendimento de normas de qualidade.
Além das exposições de produtos e serviços, palestras, aulas-show, rodadas de negócios, um local muito especial chamou a atenção de crianças e adultos. Trata-se do Espaço Minichefs, que conta com o apoio da Cigás e foi idealizado para incentivar o público infantil a ter experiências gastronômicas, colocando literalmente a mão na massa, além de se divertir com atividades lúdicas. Uma das crianças que aproveitou bastante o espaço, inédito na Feira, foi o estudante Heitor Fernando Amazonas Leite, 6 anos. Ele, que participou tanto das oficinas de culinária quanto das atividades do ambiente criativo, disse que gostou bastante de fazer a esfiha recheada com frango. “Também gostei da parte de pintura”, disse.
Fonte: Cigás / Comunicação