No último dia 02, representantes do poder público de Santa Catarina e de São Paulo estiveram reunidos com as lideranças das áreas de infraestrutura no evento “Planejamento de Infraestrutura Integrada para os Municípios”, com o objetivo de discutir em conjunto estratégias para a construção de cidades inteligentes.
Presente no evento, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto acredita que o Gás Natural proporciona ganhos de mobilidade urbana e qualidade de vida. “A questão do gás é fundamental, porque não podemos crescer sem deixar de considerar a sustentabilidade. E o gás é aquilo que pode dar à cidade a sustentabilidade que precisamos”, destaca.
Representando o ministério público de São Paulo, a Procuradora e Pós-doutora do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de SP, Debora Sotto, explica que o conceito de “cidades inteligentes” está relacionado à aplicação de soluções inovadoras à gestão urbana. “A infraestrutura ocupa uma posição central, pois propicia serviços e utilidades essenciais à sadia qualidade de vida”, ressalta. Para bem desenvolver suas funções sociais, as cidades precisam ter infraestrutura eficiente, aí incluídas as redes e sistemas de água, esgoto, drenagem, energia, telecomunicações.
O Seminário ressaltou a importância da ação coordenada entre as concessionárias, agências reguladoras e dos governos municipais na busca de soluções voltadas para a infraestrutura. Para Debora, o resultado desses esforços é a melhoria dos serviços prestados à população, com a execução de obras meias rápidas, menos custosas e com impactos significativamente menores para a população do entorno.
Tarcísio Rosa, Presidente da CELESC e do Conselho da SCGÁS, apontou como acertada a escolha de trazer a perspectiva de São Paulo para o debate, pela maior experiência e abrangência de serviços.
Programação
O Seminário foi iniciado com a fala conjunta do Prefeito Topázio e do Diretor Presidente da SCGÁS, Otmar Muller, representando a presente Diretoria Executiva da distribuidora. Logo em seguida, o Gerente de Relações Institucionais da Companhia, Juarez Lippi, apresentou meios de mitigar os riscos de acidentes envolvendo redes urbanas.
A Diretora de Operações da Comgás, Carla Sautchuk, foi uma das convidadas a compartilhar as perspectivas de São Paulo sobre a gestão integrada das redes de infraestrutura, e apresentou melhores práticas para colaboração entre concessionárias e o poder público.
Também presente no evento, o secretário Municipal de Infraestrutura e Obras de SP, Marcos Monteiro, destacou as experiências da capital paulista, a partir do enterramento e ordenamento das redes aéreas nas obras de requalificação dos calçadões do Centro, assim como da Avenida Santo Amaro. Debora Sotto expôs o modelo jurídico na gestão de redes, além das oportunidades e desafios do setor para o crescimento sustentável das cidades inteligentes.
Ao final, Carla Sautchuk mediou um painel de debates com a participação das concessionárias SCGÁS, CASAN e CELESC, da ARESC – Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina, e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, com o propósito de diálogo entre lideranças, através da gestão integrada entre concessionárias e poder público, com foco em infraestrutura.
Fonte: SCGÁS / Comunicação