Na última segunda (04), no auditório da CEGÁS, o II Encontro Estadual das Estatais Cearenses. Promovido pela CearaPar, gestora de ativos públicos do Estado do Ceará, empresa vinculada à Secretaria da Fazenda – Sefaz-Ce, o evento discutiu casos de sucesso em parcerias estratégicas realizadas entre empresas estatais e privadas.
O evento foi iniciado com uma visita guiada à exposição “Legado dos Mestres”, instalada temporariamente no espaço cultural da Companhia de Gás do Ceará – CEGÁS, que foi orientada pelo fotógrafo Jarbas Oliveira, organizador do livro que dá nome à exposição.
A saudação de abertura ficou por conta do Secretário da Fazenda, Fabrizio Gomes, que enfatizou a importância da realização do encontro: “Estamos acompanhando no Estado do Ceará, no Brasil e no mundo um debate muito grande em torno do que diz respeito a matriz energética, ao hidrogênio verde, e hoje temos a apresentação de casos de sucesso de três estatais que envolvem-se diretamente com esses temas, a CIPP, a Cegás e a Cagece. O encontro de hoje, que deve ser reforçado no calendário da CearaPar já é um caso de sucesso”, afirmou.
O presidente da CearaPar, Carlos Eduardo Marino, resgatou o tema da primeira edição do encontro, que tratou de governança e explicou que, este ano, “o assunto foi escolhido pensando na otimização de ativos, que é a grande missão da CearaPar, a partir da escuta das experiências de estatais que já atuam há algum tempo no cenário cearense, com parcerias rentáveis com a iniciativa privada, seja do ponto de vista econômico ou social”.
Cegás, Cagece e CIPP compuseram a mesa de exposição temática. O presidente da Cegás, Miguel Nery, apresentou em detalhes o sucesso do projeto de distribuição de biometano – GNR Fortaleza e também o projeto do gasoduto da termelétrica Portocem, além de iniciativas de inovação que a empresa tem desenvolvido em parceria com a UFC e ainda suas atividades de responsabilidade social e de apoio cultual com base nas Leis de incentivo à cultura e ao esporte de âmbitos federal e estadual. “As parcerias entre empresas estatais são fundamentais para induzir o desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável e inclusiva”, afirmou Nery.
Na sequência, o presidente da CIPP, Hugo Figueiredo, relatou a experiência exitosa do Governo do Ceará, por meio da CIPP, na parceria com o Porto de Roterdã. “Eu acredito que parcerias entre o setor público e privado são sempre um bom caminho,” destacou.
Fechou o painel, o engenheiro da Cagece, José Carlos Asfor, que apresentou um panorama da atuação da Companhia, com ênfase na parceria público-privada (PPP) de Esgotamento Sanitário de Fortaleza.
O evento contou com as presenças de executivos das onze empresas estatais do Ceará. Além das quatro já citadas, compareceram Metrofor, Etice, Ematerce, Adece, Cogerh, Ceasa e ZPECeará.
Fonte: CEGÁS / Comunicação