A Cigás obteve nova recertificação ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 para a atividade de distribuição e comercialização de gás natural no estado. Esse resultado atesta a maturidade de processos e boas práticas de gestão adotadas pela concessionária.
A auditoria de recertificação aconteceu em uma etapa, tendo sido realizada por equipe de auditores da RINA, instituição acreditada pela Coordenação de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro/CGCRE). A certificação tem três anos de validade.
Foram avaliadas as atividades das unidades operacionais, entre as quais, os pontos de recebimento de gás natural: city gates Mauá, situado no bairro Mauazinho, e Aparecida, localizado no bairro de mesmo nome. A auditoria também analisou o sistema de gestão integrado e as áreas de Recursos Humanos, Contabilidade, Fiscal, Financeiro, Comercial, Marketing, Comunicação, Engenharia, Manutenções Corretiva e Preventiva, Planejamento, Compliance e Tecnologia da Informação.
Segundo o diretor técnico-comercial da Cigás, Clovis Correia Junior, a nova certificação é uma conquista, refletindo o trabalho que vem sendo realizado pela equipe como um todo, visando aumentar cada vez mais o nível de qualidade do serviço prestado pela Companhia à população amazonense, assim como, seu compromisso com a responsabilidade ambiental.
A Cigás possui certificação ISO 9001 desde setembro de 2014 e a ISO 14001 desde novembro de 2017. A ISO 9001 compreende um conjunto de normas técnicas voltadas ao estabelecimento de modelo de gestão da qualidade para organizações. Para obter a certificação, é necessário o cumprimento da legislação pertinente e uma série de requisitos, que abrangem desde o planejamento do sistema de gestão até a sua análise crítica visando avanços nos processos.
No caso da ISO 14001, a finalidade é a implementação de sistema de gestão ambiental, contemplando a identificação, monitoramento e controle dos impactos das atividades da Companhia de Gás do Amazonas no meio ambiente de maneira a nortear a adequação de boas práticas nos processos.
Fonte: Cigás / Comunicação