A New Fortress Energy (NFE) Brasil inaugurou seu primeiro terminal de importação de gás natural liquefeito (GNL), localizado na Baía do Marajó, no município de Barcarena (PA). O projeto foi herdado da Hygo Energy (exGolar Power), comprada pela NFE em 2021, e recebeu um investimento de R$ 300 milhões. A inauguração do terminal foi definida após a chegada do navio FRSU Celsius (Floating Storage Regaseification Unit), que aportou na cidade paraense de Barcarena, que saiu de Singapura em 22 de fevereiro. O navio é uma unidade de processamento de gás. O empreendimento atenderá, principalmente, clientes do Pará e da região Amazônica. Com isso, a Hydro Alunorte, principal cliente na Região Norte, substituirá o óleo combustível por gás natural como fonte de energia. Com essa mudança, a previsão é que as emissões de CO2 diminuam cerca de 700 mil toneladas por ano localmente.
“Nosso primeiro terminal no país é uma grande conquista de todos. Estamos investindo desde 2021, com construções no Pará e em Santa Catarina. Temos certeza de que o Terminal de GNL em Barcarena abrirá novas possibilidades para a região, além de geração de oportunidades e empregos”, disse em nota o diretor-geral da New Fortress Energy Brasil, Leandro Cunha. A capacidade de regaseificação será de até 15 milhões de metros cúbicos por dia, o equivalente a 22% de toda a demanda de gás natural do Brasil em 2022. Segundo a empresa, o início da operação representa uma oportunidade para a redução da emissão de carbono na região Amazônica.
“Este terminal de GNL está estrategicamente localizado na verdadeira foz do rio Amazonas. Aqui, hoje, demonstramos a nossa responsabilidade ambiental, descarbonizando e substituindo o óleo pesado e o carvão. Agora, temos uma importante fonte de abastecimento de gás natural nesta região, operada de maneira ambientalmente adequada. É mais um passo para a descarbonização da nossa Amazônia”, comentou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG). A expectativa é que no futuro o terminal também sirva a usina termelétrica Novo Tempo, de 630 MW, movida a gás natural, atualmente em construção pela NFE, com cerca de 25% do empreendimento concluído. Com investimentos de R$ 2,5 bilhões, a previsão de inauguração da usina é em julho de 2025. Além do hub no Pará, a empresa possui um terminal de regaseificação em implantação em Santa Catarina, também com capacidade de processar 15 milhões de m³/dia. Esse terminal também tem previsão de iniciar operação em 2024.
Fonte: Valor Online
Related Posts
GNLink quer interiorizar gás de terminais de GNL e também mira internacionalização em novo ciclo de expansão
Após concluir o seu primeiro ciclo de investimentos, a GNLink traça seus próximos passos e elegeu a entrada no mercado do Sudeste como uma de suas prioridades. O CEO da companhia, Marcelo Rodrigues, conta...
Japonesa Chiyoda retoma obras de megaprojeto de GNL no Catar
A companhia japonesa de engenharia industrial Chiyoda Corporation vai retomar as obras de uma usina de gás natural liquefeito (GNL) no Catar, que haviam sido paralisadas devido às tensões no Oriente Médio....

