A New Fortress Energy (NFE) Brasil inaugurou seu primeiro terminal de importação de gás natural liquefeito (GNL), localizado na Baía do Marajó, no município de Barcarena (PA). O projeto foi herdado da Hygo Energy (exGolar Power), comprada pela NFE em 2021, e recebeu um investimento de R$ 300 milhões. A inauguração do terminal foi definida após a chegada do navio FRSU Celsius (Floating Storage Regaseification Unit), que aportou na cidade paraense de Barcarena, que saiu de Singapura em 22 de fevereiro. O navio é uma unidade de processamento de gás. O empreendimento atenderá, principalmente, clientes do Pará e da região Amazônica. Com isso, a Hydro Alunorte, principal cliente na Região Norte, substituirá o óleo combustível por gás natural como fonte de energia. Com essa mudança, a previsão é que as emissões de CO2 diminuam cerca de 700 mil toneladas por ano localmente.
“Nosso primeiro terminal no país é uma grande conquista de todos. Estamos investindo desde 2021, com construções no Pará e em Santa Catarina. Temos certeza de que o Terminal de GNL em Barcarena abrirá novas possibilidades para a região, além de geração de oportunidades e empregos”, disse em nota o diretor-geral da New Fortress Energy Brasil, Leandro Cunha. A capacidade de regaseificação será de até 15 milhões de metros cúbicos por dia, o equivalente a 22% de toda a demanda de gás natural do Brasil em 2022. Segundo a empresa, o início da operação representa uma oportunidade para a redução da emissão de carbono na região Amazônica.
“Este terminal de GNL está estrategicamente localizado na verdadeira foz do rio Amazonas. Aqui, hoje, demonstramos a nossa responsabilidade ambiental, descarbonizando e substituindo o óleo pesado e o carvão. Agora, temos uma importante fonte de abastecimento de gás natural nesta região, operada de maneira ambientalmente adequada. É mais um passo para a descarbonização da nossa Amazônia”, comentou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG). A expectativa é que no futuro o terminal também sirva a usina termelétrica Novo Tempo, de 630 MW, movida a gás natural, atualmente em construção pela NFE, com cerca de 25% do empreendimento concluído. Com investimentos de R$ 2,5 bilhões, a previsão de inauguração da usina é em julho de 2025. Além do hub no Pará, a empresa possui um terminal de regaseificação em implantação em Santa Catarina, também com capacidade de processar 15 milhões de m³/dia. Esse terminal também tem previsão de iniciar operação em 2024.
Fonte: Valor Online
Related Posts
NFE descomissiona estação de GNL dois anos depois de construí-la
A ANP atendeu a solicitação da New Fortress Energy (NFE) para desativação permanente de unidade de liquefação de gás natural e uma central de distribuição de gás natural liquefeito (GNL) no município de...
Gás Natural Liquefeito gera desenvolvimento
Em artigo publicado no blog Márcio Henrique (O Estado do Maranhão), o economista Wagner Matos, afirma que O Gás Natural Liquefeito (GNL) é uma forma de gás natural que é resfriado em temperaturas muito...