A ANP autorizou a construção, pela GNLink, da unidade de liquefação de gás natural e central de distribuição de GNL, localizada em área externa ao campo de Barra Bonita, na Bacia do Paraná.
Ao PetróleoHoje, a assessoria da GNLink afirmou que a obra está dentro do cronograma e, com a autorização, iniciarão a montagem dos equipamentos, que já estão no Brasil. O empreendimento é composto por duas unidades de liquefação de gás natural, com capacidade de liquefação de 940 Nm³/h cada e por três baias de carregamento.
Em relação à sua capacidade total, o projeto terá liquefação de 88 mil m³/dia. Este volume será disponibilizado para a região Sul do Brasil, e o GNL será transportado por meio de carretas criogênicas em regiões não atendidas por meio de gasodutos.
O comissionamento e operação continuam com a previsão para o primeiro semestre de 2024, mas “esta etapa é posterior a obtenção da [licença de operação] LO do órgão ambiental e [autorização de operação] AO da ANP”, conforme a assessoria. O campo de Barra Bonita produz 100 mil m³/dia de gás e é operado pela Barra Bonita Óleo e Gás, companhia de pequeno porte que faz parte da Tradener.
O campo de Barra Bonita é a primeira acumulação comercial de gás da Bacia do Paraná, descoberta em 1996.
Fonte: PetróleoHoje
Related Posts
GNLink vence chamada da CEGÁS para fornecer gás ao interior do Ceará
A GNLink, distribuidora de GNL em pequena escala (small scale) venceu chamada pública da CEGÁS para o fornecer gás natural a cidades do interior do Ceará que não estão conectadas à rede de gasodutos da...
YPF e Eni firmam acordo com XGR para projeto de GNL em Vaca Muerta
A YPF e a Eni assinaram um framework agreement com a XGR – do Grupo Adnoc – para avançar nas negociações de sua possível entrada no projeto Argentina LNG. O acordo celebrado estabelece um quadro de...

