A Gasmig participou do Workshop Circuito Biogás nos Estados – Minas Gerais, no último dia 28. O evento, que contou com a participação das principais autoridades do setor do Estado, aconteceu na Fiemg. O objetivo era o diálogo entre setores público-privado sobre biogás e biometano, parcerias e ações estratégicas no estado, bem como promover conhecimento, cenários e tendências do setor. Além de uma oportunidade para estabelecer conexões com especialistas, líderes do setor e autoridades públicas, o evento contou com dois painéis sobre “Biogás e biometano no cenário internacional: perspectivas do G20” e “Biogás e biometano em Minas Gerais”.
Participação no painel
O gerente de Aquisição e Regulação de Gás, Lucas de Carvalho Gomes, foi o representante da Gasmig no painel “Biogás e biometano em Minas Gerais”. Questionado sobre os planos da Companhia para o biometano, o gerente de aquisição e regulação de gás disse que a Gasmig possui algumas estratégias para o uso do biometano para expandir o número de clientes e suas redes. “A possibilidade do Swap, permite trazer um valor agregado ao biometano, possibilitando a venda para o cliente. Outra possibilidade são as redes isoladas. Em nosso estado, temos centros consumidores robustos. Contudo, o custo de construção de gasodutos até estes locais é extremamente oneroso. O biometano resolveria este problema, conectando os centros de produção aos consumidores, através de redes locais de distribuição e, assim, atendendo a locais e clientes que, hoje, a rede não chega”, explica Lucas de Carvalho Gomes.
Gasmig no G20
Também no dia 28, a Gasmig participou do Painel EUCD (Europe Climate Dialogues) – Reduzindo emissões através da produção sustentável de biogás e biometano, evento paralelo às reuniões do G20. A Companhia foi representada pelo gerente de Aquisição e Regulação de Gás, Lucas de Carvalho Gomes, e pela gerente de projetos e Gestão Ambiental, Daniele de Oliveira Machado Dias.
Fonte: Gasmig / Comunicação