Produção diária de petróleo no Brasil recua 2,6% em junho, mostra ANP
A produção diária de petróleo no Brasil recuou 2,6% em junho, para uma média de 2,828 milhões de barris, contra 2,903 milhões no mesmo mês de 2021.
Em relação ao mês de maio, a queda da produção foi menor, de 1,75%.
No primeiro semestre, a produção média diária alcançou 2,939 milhões de barris, um aumento de 1,7% na comparação com a média do primeiro semestre de 2021.
No caso do gás natural, a produção caiu 2,1% em junho, a 132,9 milhões de metros cúbicos diários, contra 135,7 milhões de junho do ano passado. Na comparação com o mês imediatamente anterior, houve ligeiro aumento de 0,9%.
A soma da produção de petróleo e do gás natural resultou em uma média diária de 3,664 milhões de barris de óleo equivalente (boe) em junho, queda de 2,5% na base anual.
Pré-sal avança 2,2%
O petróleo oriundo do pré-sal resultou em 2,188 milhões de barris por dia em junho, um avanço de 2,2% na comparação com a média diária de junho de 2021. Em relação ao mês imediatamente anterior, houve queda de 2,3%.
Já a produção de gás natural do pré-sal manteve-se praticamente estável, com ligeira queda de 0,3% na comparação com junho de 2021. No mês, o país produziu 90,7 milhões de metros cúbicos de gás. Em relação a maio, o recuo foi bem maior, de 4,2%.
Considerando-se o petróleo somado ao gás natural, a produção média diária do pré-sal foi de 2,759 milhões de barris, contra 2,714 milhões em junho de 2021, uma alta de 1,7%.
Fonte: UOL / Reuters
ABEGÁS e EVONIK promoveram o V Seminário Poliamida 12 em Curitiba
O evento, com oito horas de duração, acontece em 25 de novembro na capital paranaense.
A ABEGÁS, em continuidade às ações em prol do desenvolvimento tecnológico e inovação do mercado de gás natural, realizou em parceria com a EVONIK Industries o “V Seminário Poliamida 12” em 25 de novembro na cidade de Curitiba/PR.
O seminário apresentou as vantagens do uso de tubos poliamida 12, como confiabilidade e segurança, em redes de distribuição de gás natural canalizado.
O evento, voltado para os profissionais de engenharia, operação e manutenção de redes das distribuidoras de gás natural e empreiteiras que atuam no mercado de construção de redes de distribuição, contou com a participação de colaboradores das concessionárias de gás canalizado e contrutoras e empreiteiras que atuam na região Sul do país.
Os palestrantes convidados para o Seminário abordaram os seguintes temas:
- Poliamida 12 como polímero de alto desempenho para distribuição de gás natural
- Tubos e conexões de Poliamida 12 – fabricação e distribuição
- Resistência ao impacto de tubos de Poliamida 12
- Normas Nacionais ABNT – NBR/ISO disponíveis para Poliamida 12
- Máquinas e equipamentos disponíveis para realização de soldas
- Demonstração prática de solda em tubos de Poliamida 12
- Soldagem de tubos de Poliamida 12 – Qualificação e Certificação do Profissional
- Instalações em Poliamida 12 – Experiências de Sucesso No Brasil
Fonte: Comunicação ABEGÁS

