Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3970-1001/3970-1008

Comitês e Grupos de Trabalho

Comitês

Promover a troca de experiências entre as distribuidoras em temas relacionados a Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Desenvolver documentos técnicos “orientativos” relacionados às práticas de SMS nas distribuidoras. Estabelecer e acompanhar indicadores de performance adequados e compatíveis com a atividade de distribuição de gás natural canalizado. Promover cursos, workshops e seminários visando o desenvolvimento dos profissionais das distribuidoras, a disseminação das melhores práticas de SMS e a capacitação de mão de obra das distribuidoras e de seus terceirizados no tema.

 

Incentivar a busca por inovação tecnológica na distribuição de gás canalizado e seus respectivos segmentos, contribuindo para o crescimento do setor e do uso do Gás Natural. Disseminar o conhecimento e vantagens de uso de novos materiais, equipamentos e produtos aplicados ao GN, como fonte de energia de baixo impacto para “mover, aquecer e resfriar”. Criar novas oportunidades de negócios com produtos inovadores. Estimular o benchmarking entre as concessionárias e realizar projetos em parceria com entidades de fomento tecnológico.

O Comitê de GNV trata de assuntos específicos do mercado de gás natural veicular, tais como acompanhamento e evolução técnica dos equipamentos e de legislação específica do segmento, atualização de normas em postos, veículos, etc, considerando as melhores práticas comerciais, o aspecto de tecnologia, segurança e credibilidade deste segmento (ABNT, INMETRO, DENATRAN, ANP, IBAMA). Promove troca de experiências em ações de marketing entre os associados e analisa também o comportamento do mercado e as estatísticas do setor.

O Comitê visa difundir conhecimento, entre as distribuidoras, referente aos sistemas de cogeração a gás natural, bem como promover a troca de experiências nos temas: tecnologias, produtos e serviços disponíveis no mercado. O objetivo é desenvolver o mercado de Geração Distribuída, Cogeração, Climatização e Geração de energia em horário de ponta, através de proposições e elaboração de estudos de interesse do setor.

Antecipar as discussões regulatórias, avaliar consultas publicas em andamento (ANP, Agencias Estaduais, etc.)

Discutir os entraves Tributários do setor de gás natural e propor soluções e alternativas. Apoiar a ABEGÁS nas propostas do Setor.

Avaliar alternativas de contratação, modelos de contrato a partir da nova realidade de mercado.

Avaliar as demandas de mercado, trocar experiencias e realizar e desenvolver oportunidades comerciais.

Avaliar as demandas de mercado, trocar experiencias e realizar e desenvolver oportunidades comerciais.

Grupos de Trabalho

Analisar, discutir, elaborar contribuições e validar temas ligados tecnologia, equipamentos, normalização ABNT/ISO e resoluções/ portarias/ e demais procedimentos técnicos governamentais (INMETRO, ANP, etc) relacionados à medição de gás natural, adequando-as com as demandas das instalações de distribuição de gás natural. Promover a troca e a multiplicação de conhecimento nas áreas de tecnologia, regulamentação metrológica, produtos e serviços entre as distribuidoras por intermédio de cursos, workshops e seminários sobre o tema .

Desenvolver ações técnicas, normativas, pedagógicas e de treinamento unificadas, em conjunto com o SENAI ou outras instituições de renomado prestigio de ensino/capacitação, traduzindo-se em qualificação profissional e consequentemente salvaguardando a integridade das atividades , dos ativos e das instalações de gás canalizado em geral.

Elaborar, avaliar e validar textos técnicos-normativos relativos à novos Projetos de Norma, Revisões e Consultas Públicas ABNT, Resoluções/Portarias e demais estudos do INMETRO e da ANP e ações envolvendo Entidades de Classe governamentais e privadas. Suportar tecnicamente as demandas intermas de Comitês e GT´s da ABEGÁS por intermédio de estudos e pareceres. Uniformizar a Terminologia e as informações técnicas da Área de Gás Natural entre as distribuidoras.

Desenvolver estratégia comercial para contratação de frotas de âmbito nacional.

Identificar possíveis problemas relacionados a modificação da Portaria 16.

Avaliar, elaborar contribuições a temas ligados a aquecedores e fogões de gás natural de( Normativas Nacionais e MERCOSUL, Regulamentadoras e de Acreditação de Conformidade), acompanhando as evoluções de Normas Técnicas MERCOSUL, ABNT e seus desdobramentos no mercado residencial. Promover com os agentes de mercado a atualização de materiais didáticos para os cursos de capacitação técnica de profissionais em instalações internas residencias e de conversão de aparelhos a gás, visando a qualidade e integridade das instalações e seus equipamentos.

Acompanhar, discutir e desenvolver pareceres e documentos específicos referentes a projetos de lei, legislações e demais temas jurídicos que impactem o mercado de gás natural canalizado, criando Notas técnicas, diretrizes e orientações de consenso para seus Associados.