Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3970-1001/3970-1008

Copergás: Programa incentiva gás natural

Objetivo é estimular o uso do combustível pelas indústrias de Pernambuco, mas o setor comercial também pode ser beneficiado

Um programa para estimular o consumo de gás natural foi implantado pela Companhia Pernambucana de Gás (Copergás). O chamado Programa de Gás Natural Incentivado 2018, lançado no Diário Oficial de Pernambuco, tem o objetivo de contribuir para que o setor industrial utilize o insumo para recuperar a produção do gás natural. A criação do programa entra em vigor a partir de janeiro, podendo ser aderida por usuários industriais e comerciais em qualquer faixa de consumo.

De acordo com o diretor técnico-comercial da Copergás, Jailson Galvão, a política é um esforço da companhia para contribuir com a expansão econômica através do incentivo da utilização do gás natural. “A partir de agora, as indústrias que consumirem no mês um volume maior que a média do primeiro semestre de 2017, será beneficiada com descontos que podem chegar até 18%”, explicou Galvão, esclarecendo que o usuário terá desconto direto na tarifa do gás natural.

A partir do valor de referência, que é a média do consumo do primeiro semestre de 2017, a Companhia realizará o cálculo de quanto será o abatimento para o usuário. “A média do uso do gás varia de acordo com cada cliente. O desconto será no volume do insumo consumido acima dessa média”, disse o diretor. A política também será válida para clientes industriais que aderiram ao Programa do Gás Natural para a região Norte do Estado de Pernambuco (PGN Norte).

O gás natural, que passa por um processo de retirada das impurezas, é usado na área das indústrias como combustível para fornecer calor, gerar eletricidade e força motriz. Segundo o diretor, o insumo é mais barato, podendo gerar uma economia média de 30%, além de ser prático e limpo.

Zona Norte

Promovendo expansão, a Copergás anunciou a expansão da rede de gás canalizado para residências em 11 bairros da Zona Norte do Recife, que ainda não eram abastecidas através desse formato. Com investimento de R$ 13,5 milhões, o órgão implantou 42 quilômetros de rede para atender, neste primeiro momento, 8400 unidades residenciais e 140 comerciais. O abastecimento será feito a partir da canalização com fornecimento contínuo, e que não utiliza transportes de caminhão.

Segundo o diretor técnico-comercial da Copergás, Jailson Galvão, essa expansão permite que a população consuma o gás natural de maneira positiva. “A Copergás fornecia até então o gás natural canalizado para as regiões do Pina ao Paiva, e agora a novidade para Zona Norte do Recife que vai abranger mais áreas”, disse Galvão. Os bairros que entraram na ampliação da companhia foram: Graças, Aflitos, Espinheiro, Derby, Jaqueira, Encruzilhada, Rosarinho, Tamarineira, Ilha do Retiro, Madalena e Torre.

Essa foi mais uma etapa da entrega do programa de expansão, o Bolsão Zona Norte. Ao todo, o projeto contempla 81 quilômetros de rede de gasodutos com investimento de R$ 30 milhões até o final deste ano. A companhia também deve iniciar o fornecimento do gás natural canalizado para o Hospital da Restauração até o fim de janeiro.

 

Fonte: Folha de Pernambuco Online

Notícias relacionadas