Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Subsídios ao GLP podem entrar nas diretrizes do Combustível Brasil

As diretrizes do programa Combustível Brasil, que serão levadas à reunião do CNPE em março, podem contemplar a adoção de subsídios ao gás liquefeito do petróleo (GLP), para uso residencial – de 13 quilos. A informação foi dada pelo diretor da ANP Aurélio Amaral, que admitiu que essa é uma hipótese que está sendo considerada pelo governo.

De acordo com Amaral, a ideia é que esse subsídio, que ainda será definido como será, seja adotado para as famílias de baixa renda, que têm dificuldades em comprar o produto. No começo do mês, a Petrobras anunciou uma nova política de reajuste dos preços do botijão, que sofreu com altas sucessivas no ano passado, após adoção de reajustes que entravam em vigor de acordo com a flutuação do mercado internacional. Em algumas regiões do país, o botijão de 13 quilos chegou a ficar em algo em torno de R$ 90.

O diretor da agência reguladora explicou que os preços precisam ficar, pelo menos, em linha com a paridade internacional. Conforme anunciado pela petroleira no início de janeiro, agora os aumentos no preço passarão a ser trimestrais para o produto de uso residencial. Para o uso industrial – acima de 13 quilos – a política de preços não sofreu alterações.

 

Fonte: Brasil Energia Online

Related Posts