O consumo de gás natural no Brasil cresceu 7,2% em 2017, segundo a Abegás (associação das empresas distribuidoras). Foram utilizados, em média, 65,85 milhões de metros cúbicos por dia.
Um dos fatores que mais impulsionaram esse resultado foi a recuperação econômica, de acordo com Marcelo Mendonça, gerente de planejamento estratégico da entidade que representa o setor.
Um dos segmentos que mais se destacaram foi o de gás natural veicular.
Houve um aumento de 8,74% em comparação a 2016. Foi um reflexo da mudança da precificação de combustíveis líquidos pela Petrobras, afirma Mendonça.
A estimativa é que atingimos um recorde no ano passado, de 130 mil conversões de veículos ao GNV.
A expectativa da associação para 2018 é que o ritmo de expansão supere 2017, inclusive devido a um maior uso de usinas termelétricas no país.
O nível dos reservatórios estava muito baixo em dezembro, mas ainda estamos observando janeiro, que registrou aumento de chuvas.
Fonte: Folha de S.Paulo / Coluna Mercado Aberto
Related Posts
Braga mantém Imposto Seletivo sobre gás natural para geração de energia
O parecer do PLP 68/2024, apresentado nesta segunda (09) pelo senador Eduardo Braga (MDB/AM), mantém o gás natural na lista de bens sujeitos ao Imposto Seletivo (IS). A exceção para o gás natural...
ANP vai à França para estudar estocagem de gás natural
A ANP, com o apoio da embaixada do Brasil na França, organizou e participou de uma missão institucional no país europeu com o objetivo de conhecer a experiência francesa na atividade de estocagem de gás...