Dentre os diversos segmentos de mercado atendidos pelo gás natural, o residencial é aquele que possui o maior número de usuários no estado da Bahia e também nas diversas Distribuidoras Locais de Gás Canalizado em atuação no Brasil. Atualmente, na Bahia, já são mais de 52 mil domicílios consumindo o energético para cocção de alimentos em fogões e churrasqueiras, aquecimento de água e climatização de ambientes. O setor é o responsável pelo exponencial crescimento do número de clientes da Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, ocorrido nos últimos 10 anos. A Companhia saltou de 1.151 clientes residenciais, em 2006, para o atual cenário.
Estes números colocam a Bahia como o maior consumidor do combustível no âmbito residencial, fora do eixo Rio de Janeiro/São Paulo, estados com tradição centenária na distribuição de gás natural. A importância do segmento, considerado estratégico para os planos de expansão da Bahiagás, motivou a realização do ‘Encontro do Segmento Residencial: Intercâmbio de Práticas de Gestão’, que será realizado neste mês de abril, nos dias 12 e 13 (quinta e sexta-feira), no Hotel Mercure (Avenida Professor Magalhães Neto).
Intercâmbio – O objetivo do encontro, segundo a diretora Técnica e Comercial da Bahiagás, Gabriela Damasceno, é promover, entre as áreas comerciais das Companhias Distribuidoras Locais (CDLs) de diversos estados, uma troca de experiencias e das melhores práticas adotadas por cada uma delas, visando o aprimoramento nos processos de prospecção, vendas, atendimento ao cliente, entre outros assuntos. “O segmento residencial e as suas peculiaridades em relação aos demais setores, precisa ser cada vez mais debatido e melhor compreendido pelas distribuidoras, já que o atendimento a este setor é um dos pontos da concessão pública para o fornecimento de gás natural”, defende Gabriela.
A discussão contará com a participação de representantes de várias Distribuidoras Locais de Gás Canalizado do Brasil, além de representantes da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) e da Gaspetro (subsidiária da Petrobras) e Mitsui Gás e Energia do Brasil, empresas com participação em mais de 20 distribuidoras no País. O encontro será iniciado com um painel, abordando os temas que serão debatidos durante o evento. Em seguida, grupos de trabalho serão formados e irão sistematizar os resultados das discussões para apresentação à plenária geral. “A ideia é que tenhamos, ao final do evento, um produto que possa ser entregue a todos os participantes, como súmula dos debates. A expectativa é que essa memória possa nortear eventuais reformulações nos planejamentos das CDLs”, explica Gabriela.
SERVIÇO
O que: ‘Encontro do Segmento Residencial: Intercâmbio de Práticas de Gestão’;
Quando: Quinta e sexta-feira (12 e 13/04), das 08h30 às 17h;
Onde: Hotel Mercure – Avenida Professor Magalhães Neto, s/n – Pituba, Salvador-BA;
Realização: Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás.
Fonte: Bahiagás – Comunicação
Related Posts
Gás em São Paulo fica até 2,3% mais barato com reajuste
Consumidores residenciais e comerciais da Comgás pagarão tarifas de gás encanado mais baixas a partir desta terça (10) com o reajuste anual dado pela Arsesp. A empresa atende 95 municípios, incluindo a...
Commit reconhece melhores práticas de gestão das distribuidoras de gás canalizado
A Commit, resultado da parceria entre a Compass e a Mitsui para desenvolver o mercado de gás canalizado (gás natural e biometano) no longo prazo, realizou na segunda (09) a cerimônia de premiação do PEx...