Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Produção global de biometano em alta

Com expansão registrada em vários países, por conta de sua viabilidade econômica como combustível renovável, há hoje no mundo 1.020 plantas de biometano, segundo estudo de mercado da Associação Internacional de Gás Natural (Cedigaz). Segundo o levantamento, as unidades, algumas poucas delas em fase final para entrar em operação, se concentram em 34 países.

Segundo a Cedigaz, o crescimento exponencial do mercado global começou em 2010, quando havia apenas 173 plantas. Em 2017, a produção global atingiu 3 bilhões de m³, com 720 unidades (o número atual não foi contabilizado, por nem todas as plantas estarem em operação).

Embora a maior parte da produção esteja centralizada na Europa, com 2 bilhões de m³ de biometano registrados em 2017, há tendência de globalização no gás natural renovável. Nesse ponto, o destaque fica por conta dos Estados Unidos, que expande o uso do biometano para uso veicular, e os planos em ação de China, Índia e Brasil, que criam regulamentações e metas de uso do combustível renovável. No caso brasileiro, bom lembrar, o impulsionador é a Política Nacional de Biocombustíveis, o Renovabio, que entrará em vigor no fim deste ano.

 

Fonte: Brasil Energia

Related Posts