Os contratos futuros do petróleo fecharam a sessão em forte baixa hoje, consolidando o primeiro mês de perdas para a commodity no ano e uma retração semanal superior a 9% nos preços. A pressão vendedora ocorreu após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump ter anunciado que vai impor tarifas sobre produtos mexicanos, sob a alegação que o país vizinho
não está contribuindo para amenizar o fluxo de imigrantes ilegais para os EUA.
A percepção de que uma escalada protecionista mundial possa prejudicar o crescimento econômico e, consequentemente, a demanda pela commodity, ajudou a desencadear as vendas. Os contratos do Brent para agosto encerraram o dia em queda de 5,11%, a US$ 61,99 o barril, na ICE, em Londres, enquanto os preços do WTI para julho fecharam o dia em queda de 5,46%, a US$ 53,50 o barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).
No acumulado mensal, os preços da referência global recuaram mais de 13%, enquanto os da referência americana caíram mais de 16%, no pior mês para a commodity desde novembro de 2018.
“A notícia chocante de que o presidente Donald Trump vai impor tarifas sobre todas as importações do México ocorre em meio a crescentes evidências de que a economia americana já perdeu considerável impulso”, diz Paul Ashworth, economista-chefe dos EUA da Capital Economics.
“O relatório de emprego de maio e as pesquisas de atividade do ISM devem ajudar a confirmar ou refutar essa narrativa, mas a atenção na semana que vem estará agora firmemente focada no comércio”, afirmou.
Ainda pesam sobre a commodity desconfianças sobre a oferta global de petróleo. Após três semanas de declínio, a contagem de sondas de petróleo em atividade nos EUA aumentou o correspondente a três na semana, totalizando 800, de acordo com dados divulgados hoje pela Baker Hughes. A contagem semanal é considerada um dado antecedente sobre a produção do setor no país, que continua sob escrutínio do mercado, com os estoques do país ainda bem próximos a máximas de 22 meses.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Petróleo cai com realização de lucros e mercado de olho na posse de Trump, mas sobe na semana
Os preços do petróleo chegaram a abrir em alta nessa sexta (17), em linha com os fortes ganhos da quinta (16), mas inverteram o sinal e fecharam em queda, à medida que o mercado realiza lucros e se...
Petróleo cai após falas do novo secretário do Tesouro dos EUA sobre sanções à Rússia
Os preços do petróleo fecharam em queda nesta quinta (16) pressionados por declarações de Scott Bessent, indicado ser secretário do Tesouro americano, durante sabatina no Senado. Bessent disse que os EUA...