Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

Bahiagás realiza encontro com comunidades de Itabuna

No sábado (24), a Bahiagás retomou os encontros dos Núcleos de Defesa Comunitária (Nudec). Desta vez, a reunião aconteceu na cidade de Itabuna, no Centro de Artes e Esportes Unificados, localizado no bairro Urbis IV. Participaram do evento representantes da comunidade local e das comunidades da Rua de Palha, Campo Formoso, Nova Itabuna e Centro.

No primeiro momento do encontro, a engenheira ambiental Isabella Brito apresentou a Bahiagás, falou sobre o gás natural e as formas de utilização do produto. Ela ainda destacou os aspectos de segurança e a necessidade de prevenção de acidentes. “Vimos que a prevenção é sempre o melhor remédio. A Bahiagás toma as medidas quanto a isso através do seu plano de contingência, da manutenção preventiva, entre outras ações”, disse aos participantes.

Após esta explanação, Isabella dividiu os representantes das comunidades em equipes e propôs uma dinâmica. Cada grupo teria que apresentar, de forma criativa, as soluções e medidas preventivas para diferentes situações hipotéticas. Com o uso de materiais como cartolinas coloridas, cola e lápis de cera, cada equipe, à sua maneira, demonstrou ter aprendido os ensinamentos sobre segurança e apresentou as prevenções necessárias.

Para Maria da Glória, moradora da Rua de Palha, que participou do encontro pela terceira vez, o evento é muito importante para a comunidade. “Porque a gente aprende a conviver com os dutos e nos sentimos preparados para qualquer eventualidade”, opinou. “A maioria geralmente não tem conhecimento. Então, o que a gente aprende aqui a gente repassa para o restante da comunidade”, concluiu Gilvan de Souza, morador da mesma localidade.

Sobre o Nudec

Com a formação dos Núcleos de Defesa Comunitária, a Bahiagás cumpre com sua responsabilidade de orientar as comunidades que vivem no entorno dos gasodutos sobre as questões de segurança que envolvem o equipamento, ensinando o que deve ser feito para evitar acidentes e como proceder em situações de emergência. Além disso, a Companhia estimula, entre os participantes, o trabalho em equipe em prol das comunidades.

 

Fonte: Bahiagás / Comunicação

Related Posts