Av. Alm. Barroso, 52 - sl 2002 - Centro- RJ
+55 21 3995-4325

BR Distribuidora e Golar Power negociam sociedade no mercado de GNL

A BR Distribuidora e a Golar Power trabalham na formação de uma sociedade para atuar na distribuição de gás natural liquefeito (GNL). Mas apesar do plano da Petrobras de liquidar a posição remanescente de 37,5% no capital da BR, a presença da petroleira no negócio desperta preocupações concorrências no Cade.

A BR Distribuidora pode exercer uma opção de compra de até 50% da Golar Distribuidora, operação que pode não apenas a entrada das duas empresas no segmento, como representar um crescimento do mercado de distribuição de GNL, ainda insipiente no Brasil.

“As partes pretendem aliar a expertise do grupo Golar na logística de GNL com a infraestrutura e experiência da BR na distribuição de combustíveis para desenvolver uma nova solução energética para o mercado brasileiro”, diz o documento enviado ao Cade, que analisa a operação.

A BR é a maior distribuidora do país, em participação de mercado. Atua na logística e comercialização de combustíveis líquidos, incluindo o segmento de aviação, opera bases e terminais. Em 2019, a Petrobras conclui a oferta de ações que levou a pulverização do controle da BR Distribuidora, deixando de ser uma subsidiária integral.

A Golar é uma multinational com presença nos mercados de GNL e energia. No Brasil, tem uma unidade flutuante de armazenamento e regaseificação de GNL (FSRU) e 50% das Centrais Elétricas de Sergipe (Celse). É o projeto integrado de GNL e geração de energia no Porto de Sergipe.

Também é proprietária da FSRU Golar Winter, afretada para a Petrobras, no terminal da Bahia, que está em processo de arrendamento.

Fonte: Epbr

Related Posts