Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

ES Gás fornecerá gás para a fábrica da Cacique em Linhares

A nova planta industrial da Companhia Cacique de Café Solúvel em Linhares utilizará gás natural fornecido pela ES Gás em seus processos produtivos. A Companhia assinou contrato com a indústria visando ao fornecimento de 20.000 m³/dia até o final do ano de 2021.

A fonte energética será utilizada nos processos de torrefação, secagem e geração de vapor a partir das caldeiras. Com isso, a empresa busca eficiência em sua produção, como explica seu diretor industrial, Júlio Grassano. “O gás natural é muito eficiente e tem baixa emissão de resíduos. Nossa experiência com este combustível já é muita positiva no Paraná, e a ampliamos no Espírito Santo, agregando o insumo no processo de geração de vapor”, revela.

A Cacique encontra-se, atualmente, em processo de comissionamento dos equipamentos fabris, período em que realiza a verificação de todo o maquinário em relação a pressão, parte elétrica, sensores e alarmes. “A expectativa é que em maio iniciemos a produção, por etapas”, explica Grassano.

O investimento total na planta do Espírito Santo, que tem 500 mil m², foi de R$ 300 milhões. Foram empregados, na fase de construção, 400 profissionais. Quando entrar em operação, a Companhia Cacique vai gerar 250 empregos diretos. ”Isso na primeira etapa. Temos planos de expansão no futuro”, antecipa o diretor industrial Júlio Grassano.

A fábrica em Linhares permitirá à Companhia, maior produtora e exportadora de café solúvel do Brasil, aumentar sua capacidade produtiva em aproximadamente 12 mil toneladas de café solúvel ao ano.

“A Companhia Cacique de Café Solúvel é uma importante indústria nacional e é motivo de muito orgulho para a ES Gás participar das operações desta nova planta industrial que se instalou em Linhares”, diz o gerente de Aquisições e Vendas de Gás Natural da ES Gás, Paulo Ribeiro, que conduziu as negociações com a indústria. “O gás natural da ES Gás permitirá à Cacique produzir o café solúvel que ela exporta para o mundo todo com qualidade diferenciada e custo competitivo’, completa.

 

Fonte: ES Gás / Comunicação

Related Posts