Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

ANP autoriza Excelerate Energy a importar GNL

A ANP autorizou nesta quarta-feira (25) a  Excelerate Energy a importar até 30 milhões de m³/dia de gás natural regaseificado até agosto de 2023.  A empresa pretende começar a importar gás no próximo dia 15 de setembro e já indica o Terminal de GNL da Bahia como ponto de entrega.

Recentemente, a Petrobras anunciou a validade da nova proposta da Excelerate na licitação que prevê o arrendamento do Terminal de GNL. A empresa refez a proposta depois que a inclusão de uma condicionantes na proposta comercial havia levado à desclassificação da oferta.

A Excelerate ofereceu pouco mais de R$ 3 milhões de pagamento mensal, que poderia totalizar R$ 92 milhões para o contrato de dois anos e meio (30 meses). Foi a única a participar da reabertura da concorrência.

Novos supridores de gás

A Excelerate indica, como mercado potencial para o GNL que vai importar, distribuidoras e demais consumidores conectados à malha de transporte brasileira, primariamente nas regiões Nordeste e Sudeste.

A Petrobras decidiu interromper negociações para renovar os contratos de suprimento de gás natural a partir de 2022 com distribuidoras do Nordeste e direcionar sua atuação para o mercado livre, de grandes consumidores.

Distribuidoras da região estão fechando acordos com novos supridores, por meio de chamadas públicas – mesmo movimento que ocorre no Centro-Sul. A Petrobras justifica também que o arrendamento do terminal de GNL da Bahia, em curso, abrirá nova oportunidade de fornecimento de gás na região.

Excelerate é uma das 11 empresas que estão concorrendo na chamada pública da Algás, Bahiagás e PBGÁ. Até o próximo dia 31 as distribuidoras vão indicar as empresas que passarão para a segunda etapa da chamada pública.

Também estão na disputa Compass, Ebrasil, Equinor, Galp, GasBridge, New Fortress Energy, Origem, Petrobras, Petroreconcavo e Shell.

Fonte: Epbr

Related Posts