A Agência Internacional de Energia (AIE) pediu à Rússia para enviar mais gás natural para a Europa, que enfrenta uma séria crise de energia que ameaça a recuperação econômica no pós-pandemia.
“A AIE acredita que a Rússia poderia fazer mais para aumentar a disponibilidade de gás para a Europa e garantir que os estoques sejam abastecidos em níveis adequados em preparação para a próxima temporada de aquecimento no inverno”, disse o órgão, com sede em Paris. As declarações da AIE ocorrem depois de alguns representantes industriais europeus terem acusado a estatal russa Gazprom de limitar as vendas para a Europa, contribuindo para um aumento nos preços que está aumentando as faturas pagas por famílias e em empresas.
O presidente-executivo da Gazprom, Alexei Miller, rebateu as acusações na semana passada, ao dizer que a empresa estava cumprindo suas obrigações e que poderia aumentar a produção, se necessário. Para a AIE, a atual crise é uma “oportunidade” para a Rússia se destacar como um “fornecedor confiável para o mercado europeu”. Apesar do pedido a Moscou, a entidade também culpou a forte demanda por gás natural liquefeito na Ásia pela atual crise vivida na Europa.
Fonte: Valor Online
Related Posts
Vitol recebe aval para importar gás da Bolívia e Argentina
A Vitol do Brasil recebeu autorização da ANP para importar até 4 milhões de m³/dia da Argentina e da Bolívia. O aval foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 28 e prevê a entrada via Corumbá...
Preços do gás natural na Europa sobem com preocupações sobre oferta de GNL
Os preços do gás natural na Europa subiram nesta terça (19), mantendo-se acima de 50 euros por megawatt-hora, com a guerra em curso no Irã intensificando as preocupações sobre o abastecimento global. O...

