Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

MSGÁS assina contrato para mais 5 anos de distribuição de gás para a UTE William Arjona

No começo deste ano a MSGÁS reforçou seu compromisso com o desenvolvimento do Estado e garantiu contratualmente o fornecimento de gás natural para a UTE William Arjona, em Campo Grande (MS), por um período inicial de mais cinco anos.

A vigência do novo contrato começou neste mês de fevereiro, e irá até o final de janeiro de 2027, com possibilidade de prorrogação após este período, com uma quantidade diária contratada de 1.350 mil m³/dia e com possibilidade de duplicação de volume.

A usina termelétrica William Arjona foi reativada em julho do ano passado, após 4 anos sem operação, pela Delta Geração, empresa do Grupo Delta Energia, e possui uma capacidade instalada de 190 megawatts, podendo abastecer mais de 50% da capital do Mato Grosso do Sul.

“É muito importante para a MSGÁS e a Delta Geração a assinatura deste contrato. Isso garante segurança jurídica para a usina, que fornece energia elétrica para a população, gerada a partir do gás natural. Além disso, para o Estado é mais um enorme incentivo ao desenvolvimento, reforçando o compromisso da Companhia e do Governo com a retomada do crescimento de Mato Grosso do Sul”, afirmou o diretor-presidente da MSGÁS, Rui Pires dos Santos.

Segundo Luiz Fernando Leone Vianna, presidente da Delta Geração, o gás natural deve assumir um papel cada vez mais relevante na matriz energética mundial. “Dados recentes divulgados pela Empresa de Planejamento Energético (EPE), de Projeção do Plano Decenal de Expansão 2029, apontaram que a matriz energética brasileira irá incorporar, até 2029, aproximadamente 23 GW de térmicas a gás natural. Por meio do contrato com a MSGÁS, a usina William Arjona estará contribuindo com a transição energética e poderá continuar apoiando o setor elétrico brasileiro”, explica Vianna.

Histórico e modelo de operação   William Arjona foi a primeira termelétrica do País a utilizar gás natural do gasoduto Brasil-Bolívia. Inaugurada em 1999, a usina localizada em Campo Grande  estava  inativa desde 2017. Com todas as turbinas em funcionamento, a UTE pode consumir até 1,3 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia. Para sua reativação, ocorrida em julho de 2021, a Delta Geração contou com a parceria da MSGÁS.

A usina possui um modelo de operação classificado como Produtor Independente de Energia e consumidor independente  de  gás natural.  Por ser uma usina Merchant, William Arjona entrou em operação conforme as condições do Sistema Interligado Nacional e análise de custos e receitas, para assim  viabilizar a geração de energia.

 

Fonte: MSGÁS / Comunicação

Related Posts