Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

Sulgás amplia ações de segurança com a rede de gás

Com o avanço da implantação das redes canalizadas de distribuição de gás natural na Capital e interior, e o consequente aumento do número de consumidores, estabelecer um programa estruturado com ações direcionadas que conversem com diferentes públicos é sempre necessário. Por isso, a Sulgás está intensificando e ampliando, este ano, as ações de conscientização do seu Plano de Prevenção de Danos. Entre as atividades previstas estão ações rotineiras e inéditas.

“Embora o gás natural seja mais seguro que os demais combustíveis fósseis, pois é mais leve que o ar, dissipando-se rapidamente para a atmosfera em caso de vazamento, o melhor é que não aconteçam incidentes. Trabalhar pela prevenção é fundamental para diminuir o risco de acidentes com a rede, seja na rua ou dentro dos próprios clientes”, reforça o gerente de integridade de ativos, Wagner Mecca.

Tendo a segurança como um compromisso, as redes da Sulgás são todas sinalizadas com placas e tachões, e a Companhia realiza treinamentos constantes e patrulhamento diário para identificar a presença de escavações próximas ao gasoduto. Quando acionada, a Sulgás também envia técnicos para avaliação de projetos e acompanhamento de obras próximas a rede. “É importante comunicar a Sulgás, com antecedência, sempre que houver a necessidade de se realizar uma intervenção nas ruas e calçadas em que há dutos enterrados, para que possamos destacar técnicos que fazem o acompanhamento dos serviços e tiram dúvidas sobre a localização dos nossos ramais”, afirma Luis Felipe Lucas de Oliveira, responsável pela área de Prevenção de Danos.

Mesmo assim, incidentes podem ocorrer. Na maior parte das vezes, trata-se de danos às redes canalizadas de gás natural, ocasionados por empresas que realizavam escavações nesses locais, que não solicitaram os documentos de registros das redes e que não acionaram a Sulgás para acompanhamento das obras. Outros se relacionam a furtos de estações de medição (ou parte delas) em clientes da Companhia.

Resultados alcançados em 2023  – Entre janeiro e fevereiro, a Sulgás realizou treinamento para mais de 150 profissionais de terceirizadas que prestam serviços para concessionárias de energia elétrica e de saneamento básico da Região Metropolitana de Porto Alegre e em Caxias do Sul. Do total de 14 empresas e órgãos públicos, nove trabalham para o DMAE de Porto Alegre. Além do treinamento para interferentes, vale destacar a participação da Sulgás no treinamento de atualização do Plano de Contingência 2023, promovido pela Prefeitura de Gramado para integrantes da Defesa Civil, especialmente bombeiros das cidades de Gramado, Caxias do Sul, Igrejinha, Três Coroas, Porto Alegre e Uruguaiana.

Fonte: Sulgás / Comunicação –

Related Posts