O Comitê Gestor do PAC aprovou a inclusão do terminal de regaseificação de GNL de Suape, em Pernambuco, no plano de investimentos, conforme publicação no “Diário Oficial da União” (DOU) da sexta (23). O projeto do Terminal de Regaseificação Suape faz parte de um conjunto de iniciativas voltadas para o fortalecimento da malha integrada de GNL no país. A instalação do terminal inclui o afretamento de uma “floating ship regasification unit” (FSRU), um navio-indústria que permitirá a entrada adicional de gás natural liquefeito no Brasil a partir do Estado de Pernambuco.
O Novo PAC é um programa de investimentos coordenado pelo governo federal, em parceria com o setor privado, Estados, municípios e movimentos sociais. Com isso, o Estado de Pernambuco, que não possui reservas de gás natural em terra ou no mar, deve se beneficiar da nova infraestrutura, ampliando o acesso ao GNL. “Com o novo empreendimento, teremos um ‘player’ privado fazendo a regaseificação em Suape e oferecendo o produto para o mercado, trazendo economia nos custos de produção e, consequentemente, redução de preços para os consumidores”, disse o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot. O terminal é um projeto liderado pela Oncorp com investimentos previstos de quase R$ 2 bilhões. A segunda fase da recuperação integral do Cais de Múltiplo Uso (CMU) do Porto de Suape terá início em setembro, com um investimento de R$ 60 milhões. Para o diretor-presidente da Oncorp, João Guilherme Mattos, a aprovação do terminal no novo PAC é um passo crucial para consolidação de uma matriz energética mais diversificada.
Fonte: Valor Online
Related Posts
GNLink quer interiorizar gás de terminais de GNL e também mira internacionalização em novo ciclo de expansão
Após concluir o seu primeiro ciclo de investimentos, a GNLink traça seus próximos passos e elegeu a entrada no mercado do Sudeste como uma de suas prioridades. O CEO da companhia, Marcelo Rodrigues, conta...
Japonesa Chiyoda retoma obras de megaprojeto de GNL no Catar
A companhia japonesa de engenharia industrial Chiyoda Corporation vai retomar as obras de uma usina de gás natural liquefeito (GNL) no Catar, que haviam sido paralisadas devido às tensões no Oriente Médio....

