Av. Ataulfo de Paiva, 245 - 6º andar - Salas 601 a 605 – Leblon/RJ – CEP: 22440-032
+55 21 3995-4325

SCGÁS: PEAD se destaca na expansão da rede de gás natural em áreas urbanas

A SCGÁS está intensificando o uso de tubulações em polietileno de alta densidade (PEAD) nas obras de expansão da rede de gás natural em Santa Catarina. De acordo com Fernando Margarida, gerente da engenharia, a escolha do PEAD está diretamente relacionada às vantagens do uso desse material em áreas urbanas adensadas, onde o foco é conectar residências e estabelecimentos comerciais.

“O emprego de tubulações em PEAD proporciona uma maior velocidade das obras de implantação de redes de distribuição em áreas urbanas. Esse material é mais fácil de manusear, demanda menor ocupação das ruas e calçadas pelas máquinas e funcionários durante as obras, as obras interferem menos nas vias públicas, pois não dependem da abertura de grandes valas para instalação da tubulação”, destacou Margarida. Além de ser uma obra mais limpa, traz outro benefício importante que é a maior velocidade na ligação de novos clientes após a implantação da linha principal.

A SCGÁS está acompanhando o crescimento das cidades catarinenses, como Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Criciúma, Tubarão e Joinville, onde a expansão imobiliária impulsiona a necessidade de novas conexões de gás. Com isso, a expectativa é que, em 2025, cerca de 85% das novas redes da SCGÁS já sejam construídas em PEAD.

 “Com o aumento da demanda residencial e comercial, faz todo sentido priorizar o uso do PEAD, que permite uma capilarização mais rápida e eficiente da rede em áreas urbanas”, explicou Margarida.

No primeiro semestre de 2024, cerca de 66% dos 46 km de novas redes já foram construídos com PEAD, destacando as vantagens do material em termos de agilidade, segurança e custo-benefício. O foco da SCGÁS para o próximo ano está claro: continuar investindo no crescimento das áreas urbanas com tecnologias mais rápidas e seguras, como o PEAD.

Expansão a todo vapor

A SCGÁS atende atualmente mais de 28 mil clientes, dos quais mais de 27 mil são consumidores residenciais. Com uma rede de 1.592 km já construída, a concessionária opera em 73 municípios de Santa Catarina. Para os próximos cinco anos, a Companhia projeta adicionar mais 428 km à sua rede de distribuição de gás natural.

Fonte: SCGÁS / Comunicação

Related Posts