Para garantir o fornecimento seguro e eficiente da rede de distribuição de gás natural (RDGN), a Cigás tem investido fortemente em novas tecnologias. A concessionária, responsável pelos serviços públicos de distribuição e comercialização de gás natural (GN) no estado, incorporou modernos equipamentos para fortalecer a segurança dos 327 quilômetros da infraestrutura de gasodutos.
Um dos destaques é o analisador portátil de gás metano (gazomat), que, com sua tecnologia a laser de alta sensibilidade, detecta vazamentos na rede durante inspeções periódicas. “A Cigás é uma das poucas distribuidoras no País a utilizar essa tecnologia, que reforça o nosso compromisso com o meio ambiente”, destaca o gerente de Operações e Manutenção da Cigás, Ricardo Ciraulo.
A Companhia também conta com equipamento para inspeção do revestimento da tubulação de aço enterrada. O aparelho é capaz de detectar, por sinais elétricos, defeitos e áreas desprotegidas no revestimento ou contatos com outras estruturas metálicas. Isso permite priorizar a manutenção, avaliar a vida útil do ativo e planejar intervenções.
Outro equipamento utilizado pelas equipes de operação da Companhia é o pipe locator, especializado na detecção e mapeamento de tubulações subterrâneas, além da prevenção de danos durante escavações e na manutenção da infraestrutura. Segundo Ricardo Ciraulo, o pipe locator é uma ferramenta para operações que exigem precisão e segurança, na localização da rede de dutos de aço, e em situação de liberação de obras com escavação próximas à rede de dutos de gás natural.
Essas tecnologias são essenciais para o planejamento e controle da manutenção na rede de distribuição de gás natural. De acordo com o diretor técnico-comercial da Companhia, Clovis Correia Junior, a Cigás tem compromisso em oferecer um serviço de qualidade com o máximo de segurança, razão pela qual tem investido, cada vez mais, em tecnologia para o aperfeiçoamento do processo de distribuição de gás natural e da manutenção dos ativos que integram esse complexo sistema de ativos.
Fonte: Cigás / Comunicação
Related Posts
Governo espera abrir consulta pública do LRCAP este mês, mas adia decisão sobre tarifas de gasodutos
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), disse que a pasta espera abrir ainda este mês a consulta pública sobre o novo Leilão de Reserva de Capacidade (LRCAP), mas ainda sem uma definição...
Entenda os impactos das novas regras de classificação de gasodutos sobre o biometano
Os critérios técnicos para classificação dos gasodutos de transporte, recém-propostos pela ANP, levantaram dúvidas e preocupações no mercado de biometano. Agentes do setor temem que a nova regulamentação...