A unidade de produção de biometano do aterro sanitário de Caieiras (SP) teve sua conexão à rede da distribuidora de gás Comgás aprovada pela Arsesp. A conexão da planta, de propriedade da Solví Essencis Ambiental, permitirá um aumento gradativo da produção do combustível renovável, já que o projeto passará a poder distribuí-lo por meio da rede de gás canalizado da concessionária paulista da Cosan. O aterro de Caieiras, que segundo a Arsesp é o maior da América Latina e o terceiro maior do mundo, produz hoje 67 mil m³/dia de biometano, distribuídos por meio de gás natural comprimido (GNC) transportado em carretas. A primeira etapa da expansão, prevista para 2027, deve acrescentar 110 mil m³/dia à capacidade atual. Em 2028, a produção poderá chegar a aproximadamente 220 mil m³/dia. Já em 2030, a estimativa é atingir cerca de 400 mil m³/dia de biometano produzidos no aterro. Para viabilizar a conexão, será necessária a construção de aproximadamente 5,3 quilômetros de rede, além da implantação de uma Estação de Transferência de Custódia (Bio-Citygate), estrutura responsável pela integração entre a planta produtora e a rede de distribuição de gás canalizado, disse a Arsesp.
Fonte: Terra / Dinheiros / Reuters
Related Posts
Edge amplia o acesso ao gás natural e ao biometano no Brasil
O gás natural e o biometano vêm ganhando espaço no debate sobre a transição energética no Brasil. As duas fontes são apontadas por empresas e especialistas como alternativas capazes de reduzir emissões em...
Abren defende aumento do mandato do biometano já em 2026
A decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de fixar em 0,5% a meta de redução nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) no mercado de gás natural para o primeiro ano do mandato do...

