A SCGÁS tem um novo fornecedor de gás natural a partir de 2022. A distribuidora catarinense fechou contrato com a NFE Power para o fornecimento de GNL no âmbito da chamada pública de suprimento adicional . O objetivo é atender o sul do estado, que sofre restrição de abastecimento em função de limitações na capacidade de transporte do Gasbol. O contrato terá duração de cinco anos, e prevê a regaseificação de um volume de 150 mil m3/d. O fornecimento começa em março do ano que vem, depois que a NFE Power obtiver as autorizações e licenças para a construção e operação do sistema de regaseificação. O transporte do GNL será realizado por modal rodoviário até o município de Içara, onde será regaseificado e injetado na rede da SCGÁS. A região sul catarinense tem grande concentração de clientes industriais, especialmente no setor cerâmico. Segundo o diretor-presidente da SCGÁS, William Lehmkuhl, a conclusão da chamada ajuda a empresa a diversificar as fontes de suprimento e ampliar o número de clientes. Ele explicou ainda que a planta de regaseificação poderá ser remanejada para outras regiões do estado, para a criação de sistemas isolados de distribuição de gás, uma vez que a limitação de capacidade do Gasbol seja superada. Além da chamada adicional, a SCGÁS também participa da chamada pública coordenada das distribuidoras de gás do Centro-Sul (CP22), junto com Sulgás, MSGÁS, Compagas e GasBrasiliano. Entre 2022 e 2023, a CP22 deve contratar 3,5 milhões de m³/dia para complementar o suprimento das cinco empresas, volume que pode passar de 6 milhões de m³/dia a partir de 2024.
Fonte: EnergiaHoje
Related Posts
SCGÁS realiza 2º Encontro Trimestral de 2026 com foco em estratégia, suprimento e inovação
A SCGÁS promoveu, na sexta (19), o 2º Encontro Trimestral de 2026, reunindo colaboradores de diferentes áreas da Companhia em uma programação voltada ao alinhamento institucional, compartilhamento de...
SCGÁS participa do encerramento dos workshops do Plano de Transição Energética Justa de Santa Catarina
A SCGÁS esteve presente do último workshop do Plano de Transição Energética Justa de Santa Catarina, iniciativa do Governo do Estado que vem promovendo debates regionais sobre os desafios e oportunidades...

