A Petrobras vai ampliar a produção de gás natural na região Nordeste, e o processo de contratação para afretamento de dois navios-plataforma já começou. O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse que esse projeto se destaca pelas reservas expressivas, com potencial de impulsionar a oferta de gás natural no país e reduzir nossa dependência à importação desse insumo.
Segundo Prates, outra vantagem é que o gás é o combustível crucial de transição energética – não só por sua versatilidade de aplicação como fonte de energia para as mais diversas indústrias e previsibilidade de entrega, mas principalmente por sua eficiência em emissões.
As embarcações vão ficar na Bacia de Sergipe-Alagoas, a cerca de 100 quilômetros da costa, no projeto Sergipe Águas Profundas. Os dois navios-plataforma tem sistema flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e serão estratégicos para ampliar a produção de gás natural.
Cada plataforma terá capacidade de processar até 120 mil barris de petróleo por dia. Juntas, as duas unidades terão potencial de ofertar até 18 milhões de metros cúbicos de gás, também por dia.
A Petrobras não informou o prazo para o início da operação das plataformas.
Fonte: Agência Brasil
Related Posts
Uma agenda com potencial para transformar o mercado de gás
Em sua coluna no portal Brasil Energia, Bruno Armbrust afirma que A Lei do Gás, em seu quinto ano celebrado em evento realizado pela FGV Energia nesse junho de 2026, merece ser comemorada pelos avanços...
Petronas descobre gás em mais um poço no Suriname
A Petronas realizou uma descoberta de gás natural no poço SAC-1, localizado no Bloco 52, no offshore do Suriname. O anúncio foi feito pela presidente do país, Jennifer Geerlings-Simons. “Isso define a base...

