Uma parceria entre a Liquipar e o grupo japonês Toyota Tsusho construirá no porto de Paranaguá (PR) o primeiro terminal de liquefação de biometano (“Bio-GNL”) das Américas.A iniciativa é resultado de um acordo entre o governo do Paraná, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina e a iniciativa privada. “Não existem terminais no continente dedicados à exportação de Bio-GNL”, disse Cleiton Santos Santana, fundador e controlador do Grupo BSO, do qual faz parte a Liquipar e a Stronghold Infra Investments. De acordo com as estatísticas da Abiogas, o potencial brasileiro de geração do produto é de 44,1 bilhões de Nm3 por ano, e este expressivo volume pode contribuir significativamente para a neutralidade das emissões de CO². O projeto é um dos passos fundamentais para o objetivo do governador do Paraná, Ratinho Jr., de transformar o estado que governa em uma “Arábia Saudita do biogás”. O mandatário paranaense prometeu que em seu governo seria criado um “ecossistema” de incentivo a essa energia limpa, com isenção de insumos, investimentos para a construção de gasodutos.
Fonte: Folha de S.Paulo / coluna Painel S.A
Related Posts
Gasmig espera assinar com GeoMit seu primeiro contrato de biometano no Triângulo Mineiro
A Gasmig espera assinar esta semana, com a GeoMit, o seu primeiro contrato de longo prazo para aquisição de biometano. O acordo resulta da chamada pública aberta pela distribuidora mineira de gás...
Setor de biometano chega a 20 plantas autorizadas
O Brasil já conta com 20 plantas de biometano formalmente autorizadas junto à ANP, somando uma capacidade instalada de 1.331.401 m³/dia, de acordo com levantamento da ABiogás baseado em dados da agência....

