A Cigás alcançou o marco de R$ 1.064.000,00 em benefícios concedidos por meio da campanha “Faça a Conta. Use GNV”. A iniciativa já contemplou 266 motoristas com bônus de até R$ 4 mil para conversão de veículos ao uso do GNV, uma alternativa mais econômica e sustentável. A campanha continua ativa e foi prorrogada até 29 de novembro de 2025 ou até o fim da disponibilidade dos incentivos.
Promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Cigás, a campanha “Faça a Conta. Use GNV” tem como objetivo divulgar o uso do gás natural veicular na capital amazonense, incentivando motoristas a optarem por uma matriz energética mais limpa e econômica.
De acordo com estudo da Companhia, realizado a partir de levantamento da ANP feito localmente (de 8 a 14 de junho), o GNV apresenta economia de até 30% em relação à gasolina e de até 36% em comparação com o etanol. A vantagem também se estende à manutenção dos veículos, já que a queima do gás é mais limpa, evitando o acúmulo de resíduos no motor e contribuindo para maior durabilidade dos componentes.
Entre os beneficiados que já sentiram a diferença no bolso está Rodrigo Lima, que atua como motorista de aplicativo. “Eu trabalho com transporte por aplicativo e, com uso da gasolina, não conseguia ter lucros significativos. Então, estou muito satisfeito com o resultado do GNV, tanto na economia quanto na manutenção”, relatou.
Outro participante da campanha, Augusto Garcia, que trabalha na área de Tecnologia da Informação (TI), também comemorou os resultados da conversão. “A campanha de incentivo da Cigás foi um dos motivadores para a instalação do GNV (no carro). Eu já senti a economia na primeira semana de uso. Hoje gasto menos com GNV em relação à gasolina. Lógico que a atenção à manutenção do veículo aumenta, mas, se organizar direitinho, dá tudo certo”, compartilhou.
Como participar da campanha
Para se inscrever na campanha, o motorista precisa solicitar a autorização para a conversão do carro de acordo com as normas estabelecidas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Depois, deve ser feita a adaptação do veículo em oficina credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Em seguida, o carro passa por inspeção e vistoria.
Após a atualização do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), o interessado deve realizar a inscrição na campanha pelo endereço eletrônico gnv.cigas-am.com.br, onde também está disponível o regulamento com todas as orientações necessárias. São permitidas inscrições nas modalidades pessoa física ou pessoa jurídica.
Simulador de economia
Para facilitar a decisão dos interessados, a Cigás também oferece um simulador digital no portal da campanha. Com ele, é possível calcular a economia estimada mensal ao utilizar o GNV em comparação aos combustíveis líquidos, além do tempo de retorno sobre o investimento na conversão.
Fonte: Cigás / Comunicação
Related Posts
Cigás registrou alta de 5,7% na demanda em 2025
O volume demandado pelos usuários de gás natural da amazonense Cigás alcançou a média diária de 5,7 milhões de metros cúbicos em 2025. O desempenho representa aumento de 5,7% em relação a 2024, abrangendo...
Preço do GNV alcança menor patamar no Espírito Santo desde maio de 2021
O preço do Gás Natural Veicular (GNV) no Espírito Santo atingiu, em fevereiro de 2026, o menor patamar desde maio de 2021, após ações coordenadas pelo programa ES Mais + Gás. Em diversos postos do Estado, o...

